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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ESPAÇO URBANO E ESCOLAS NA PARAHYBA DO NORTE
Yure Silva Lima 1 (yurept@yahoo.com.br) e Carlos Augusto de Amorim Cardoso 2
(1. Depto. de Geociências, Universidade Federal da Paraíba-UFPB; 2. Depto. de Metodologia da Educação, Universidade Federal da Paraíba-UFPB)
INTRODUÇÃO:
Em fins do século XIX, a cidade da Parahyba do Norte, atual João Pessoa, apresentava feições coloniais. Com a difusão dos ideais republicanos, nacionalistas e modernizadores e uma mudança nos costumes, causada principalmente pela transformação das instituições da época (cadeia, hospício dos alienados, hospitais, policia e escolas), a cidade recebe importantes modificações.
Nesse cenário, a instrução publica se volta para escolas de nível secundário, pois estas são cruciais na difusão dos ideais capazes de transformar o espaço. O surgimento de uma elite intelectual formada no Lyceu Paraybano, a formação de dois grupos distintos de profissionais, professoras (normalistas) e artífices, viriam a suprir parte das necessidades da modernidade.
As escolas Lyceu Paraibano, Escola Normal e Escola de Artífices Aprendizes da Paraíba são a força que o Estado se utiliza para consolidar a idéia de República e de Nacionalismo. Os frutos dessa consolidação estão nas transformações sociais que aparecem no urbano: ruas são alargadas, praças são construídas, prédios públicos são construídos por critérios de salubridade e estilos neoclássicos. A cidade se transforma.
METODOLOGIA:
Realizamos a investigação no Arquivo Histórico do Estado, coletando no jornal A União matérias que tratassem do Lyceu Parahybano, da Escola Normal e da Escola de Artífices e Aprendizes da Parahyba, as festas populares e a coluna Melhoramentos Urbanos.
Reproduzimos imagens da época (fotos, cartões postais, quadros, etc.) que remontam a vida cotidiana da cidade da Parahyba do Norte, suas formas, equipamentos urbanos, festas e sua população.
RESULTADOS:
Constatamos que a cidade alternou momentos na transformação do espaço urbano. Ora com mudanças importantes, como a passagem dos bondes puxados à tração animal para os bondes movidos à eletricidade, ora com a estagnação ou mudanças menos significativas. Verificamos que as escolas pesquisadas percorriam a cidade, mudando de lugar varias vezes, denotando a valorização dos espaços onde as instituições se instalavam.
CONCLUSÕES:
Neste mosaico embrionário de vida urbana, o Lyceu Parahybano da cidade da Parahyba do Norte é um palco das pretensões do Estado em modernizar o espaço urbano da capital, implementando serviços de abastecimento de água, de esgoto, de energia elétrica e de transporte público. A função desempenhada por essas escolas foi formar a elite pensante (Lyceu), as professoras (Escola Normal) e os Operários (Escola de Artífices e Aprendizes da Parahyba), fundamentais para a reprodução dos ideais republicanos. Através das festas cívicas, hinos e passeatas os alunos das escolas percorriam as ruas mais movimentadas da cidade (Rua General Osório, Rua Duque de Caxias e Rua da Areia) transportando o espírito cívico para aqueles que não estavam nos espaços escolares.
Instituição de fomento: CNPq/PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Espaço urbano; Modernidade; Instrução Pública.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005