IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
DIFERENÇAS MICROBIOLÓGICAS DO DORSO LINGUAL DE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS E PORTADORES DE DOENÇA PERIODONTAL CRÔNICA.
Marlice Azoia Lukiantchuki 1 (marlice_luk@hotmail.com), Marcelo de Faveri 2, Magda Feres 3 e Roberto M. Hayacibara 4
(1. Depto. de ciências da saúde, Universidade Estadual de Maringá- UEM; 2. Depto. de ciências da saúde, Universidade de Guarulhos- UNG; 3. Depto. de ciências da saúde, Universidade de Guarulhos- UNG; 4. Depto. de ciências da saúde, Universidade Estadual de Maringá- UEM)
INTRODUÇÃO:
A língua representa um dos nichos microbiológicos mais complexos da cavidade bucal. Dessa forma, os conhecimentos sobre a microbiota lingual nas condições de saúde e de doença periodontal são escassos. Assim, o presente estudo tem por objetivo comparar a microbiota do dorso lingual de indivíduos saudáveis ou comprometidos pela doença periodontal.
METODOLOGIA:
Foram selecionados 12 indivíduos (18-22 anos) periodontalmente saudáveis (grupo controle) e 12 indivíduos (30-48 anos) portadores de doença periodontal crônica (grupo teste). Amostras de saburra lingual foram coletadas por meio de curetas de Gracey e analisadas através da técnica microbiológica “Checkerboard DNA-DNA Hybridization”.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram diferenças estatísticas (Teste U Mann-Whitney) no número total médio de bactérias presentes nas amostras provenientes dos grupos teste (5,2x108) e controle (1,7x108). Considerando os complexos microbianos, o grupo teste apresentou valores médios superiores (p<0,05) no número e proporção de microrganismos do complexo vermelho (4,3x107 e 8,3%) quando comparados ao grupo controle (0,7x106 e 0,4%). Em relação aos Actinomyces sp, observou-se aproximadamente 3,1x106 no grupo controle (1,9%) e 1,6x107 para os indivíduos com doença periodontal (3,1%). O complexo roxo foi o único que não apresentou diferenças estatísticas entre os grupos (p>0,05).
CONCLUSÕES:
A composição da microbiota do dorso lingual de indivíduos saudáveis e portadores de doença periodontal crônica apresenta diferenças, podendo significar um nicho reservatório de bactérias envolvidas com a doença periodontal.
Palavras-chave:  Doença Periodontal; Microorganismos; Dorso lingual.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005