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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
A MONOGRAFIA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE? | ||
Daniely Pinto de Araújo 1 (carol_mamoru@hotmail.com), Glessiane Coeli Freitas Batista 1 e Maria Socorro Lucena Lima 1 | ||
(1. Centro de Educação - CED, Universidade Estadual do Ceará - UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa analisou as 50 monografias de professores alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará -UECE, para saber se esses cursos podem ser considerados espaço de formação de professores. Tomou-se por base a pesquisa histórico-dialética, para investigar qual era o referencial teórico, as tendências investigativas predominantes, as categorias de análise, os objetivos, os resultados alcançados, as contribuições e as conclusões constantes nas monografias de final de curso. O objetivo desta pesquisa, portanto, foi trabalhar as possibilidades e os limites do professor pesquisador, de acordo com os estudos de STENHOUSE, do professor reflexivo, segundo SCHÖN, e do intelectual crítico, recomendado GIROUX. |
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METODOLOGIA:
A fonte fundamental de coleta de dados deste projeto de pesquisa foi o documento, ou seja, as monografias da biblioteca da UECE. Foram analisadas 50 monografias que tratam da formação de professores nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. As monografias foram decompostas e classificadas segundo suas categorias, na tentativa de desvelar seu sentido de comunicação no momento de sua produção (analise de enunciação) ou revelar os significados dos conceitos emitidos (analise de conotação). |
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RESULTADOS:
Observou-se que as monografias mais recentes (2001 – 2004) apresentam gradativa qualidade teórico-metodológica. São mais freqüentes as reflexões sobre a postura crítico-reflexiva do professor tanto no seu fazer docente, como diante da profissão e da sociedade. Aparece, com freqüência, o apelo à necessidade da formação contínua como indicativo de suporte e novas indagações sobre os novos conhecimentos. |
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CONCLUSÕES:
Constatamos que as monografias apresentam-se coerentes com os seus propósitos, registradas e baseadas na discussão dos dados de campo, do estudo bibliográfico, da pesquisa-ação e da pesquisa etnográfica. Quanto ao significado e à importância de seus resultados, apontam para transformação no campo epistemológico e no campo de novos conceitos, tais como educação libertadora, mudança do ensino tradicional para o crítico, conceito de professor reflexivo e formação de professores, formação contínua, interação professor-aluno-escola-sociedade, levando em consideração o cotidiano da sala de aula. |
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Instituição de fomento: CNPq e FUNCAP | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: monografia; professor reflexivo; lato sensu. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |