IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A MONOGRAFIA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
Daniely Pinto de Araújo 1 (carol_mamoru@hotmail.com), Glessiane Coeli Freitas Batista 1 e Maria Socorro Lucena Lima 1
(1. Centro de Educação - CED, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa analisou as 50 monografias de professores alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará -UECE, para saber se esses cursos podem ser considerados espaço de formação de professores. Tomou-se por base a pesquisa histórico-dialética, para investigar qual era o referencial teórico, as tendências investigativas predominantes, as categorias de análise, os objetivos, os resultados alcançados, as contribuições e as conclusões constantes nas monografias de final de curso. O objetivo desta pesquisa, portanto, foi trabalhar as possibilidades e os limites do professor pesquisador, de acordo com os estudos de STENHOUSE, do professor reflexivo, segundo SCHÖN, e do intelectual crítico, recomendado GIROUX.
METODOLOGIA:
A fonte fundamental de coleta de dados deste projeto de pesquisa foi o documento, ou seja, as monografias da biblioteca da UECE. Foram analisadas 50 monografias que tratam da formação de professores nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. As monografias foram decompostas e classificadas segundo suas categorias, na tentativa de desvelar seu sentido de comunicação no momento de sua produção (analise de enunciação) ou revelar os significados dos conceitos emitidos (analise de conotação).
RESULTADOS:
Observou-se que as monografias mais recentes (2001 – 2004) apresentam gradativa qualidade teórico-metodológica. São mais freqüentes as reflexões sobre a postura crítico-reflexiva do professor tanto no seu fazer docente, como diante da profissão e da sociedade. Aparece, com freqüência, o apelo à necessidade da formação contínua como indicativo de suporte e novas indagações sobre os novos conhecimentos.
CONCLUSÕES:
Constatamos que as monografias apresentam-se coerentes com os seus propósitos, registradas e baseadas na discussão dos dados de campo, do estudo bibliográfico, da pesquisa-ação e da pesquisa etnográfica. Quanto ao significado e à importância de seus resultados, apontam para transformação no campo epistemológico e no campo de novos conceitos, tais como educação libertadora, mudança do ensino tradicional para o crítico, conceito de professor reflexivo e formação de professores, formação contínua, interação professor-aluno-escola-sociedade, levando em consideração o cotidiano da sala de aula.
Instituição de fomento: CNPq e FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  monografia; professor reflexivo; lato sensu.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005