IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ACERCA DO PET/ENFERMAGEM/UECE
Francisco Herculano Campos Neto 1, 2 (herculano_campos@hotmail.com), Juliana Sampaio dos Santos 1, 2, Lilianne Kelly Rocha do Vale 1, 2, Carmina Guimarães Veloso 1, 3, Silvane Rodrigues Lima 1 e Edna Maria Dantas Guerra 1
(1. Depto. de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET; 3. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico)
INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (PET/ENF/UECE) foi criado e implantado em setembro 1994, com o objetivo de fomentar a formação de enfermeiros capazes de atuar no sentido de transformar a realidade nacional, mediante posturas críticas e reflexivas. O grupo, sob a supervisão do tutor, desenvolve ações buscando contemplar as áreas de ensino, pesquisa, extensão e movimento político, contando com a colaboração de outros docentes e discentes, do Colegiado e Coordenação do Curso, da Pró-Reitoria de Graduação e da Reitoria da Universidade. O trabalho do grupo tem proporcionado o desenvolvimento do espírito de equipe, da compreensão das características e dinâmicas individuais dos seus componentes, da percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. Para a melhoria do ensino superior, os integrantes do PET devem, então, atuar como agentes multiplicadores e disseminar novas idéias e práticas, levando-as aos demais alunos do curso, contribuindo para a formação educacional de toda a comunidade na qual estão inseridos. Com essa perspectiva, o presente estudo objetiva analisar como o PET/ENFERMAGEM/UECE vem atuando e contribuindo para a formação dos estudantes de enfermagem, a partir da visão do corpo docente e discente do curso.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa. A população foi composta por alunos e professores dos noves semestres do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. A seleção da amostra foi baseada na saturação teórica, totalizando ao final da pesquisa, 24 (vinte e quatro) sujeitos. Utilizou-se a entrevista como técnica de coleta dos dados, sendo realizada de maneira informal, mediante à apresentação a seguinte questão norteadora: “Apresente sua opinião sobre as possíveis contribuições que o PET/ENFERMAGEM/UECE oferece ao curso de graduação em Enfermagem?”. As falas dos sujeitos foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas buscando compreender os significados revelados pelos mesmos. Todos os entrevistados envolvidos assinaram um termo de Consentimento Livre e Esclarecido, respeitando os aspectos ético-legais.
RESULTADOS:
As informações nos permitiram inferir que os entrevistados, alunos e professores, consideram as atividades desenvolvidas pelo PET/ENFERMAGEM/UECE de grande valia para o aperfeiçoamento acadêmico dos petianos, colaborando para a formação de profissionais com uma visão holística e atenta às necessidades da comunidade. No entanto, relataram que falta maior interação do Programa com a graduação, decorrente principalmente da falha dos mecanismos de divulgação das atividades do grupo. Foram sugeridas algumas ações para uma melhoria da atuação do grupo: desenvolver atividades de extensão junto aos servidores públicos da Universidade; promover freqüentes debates sobre fatos relevantes ocorridos no país e no mundo, visando à atualização da comunidade acadêmica; criar grupos de estudos de áreas básicas com seminários periódicos e produzir a pesquisa no âmbito acadêmico.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados podemos concluir que é consenso entre os entrevistados o fato de que há um grande empenho dos petianos na realização de suas atividades dentro do Programa e, muitas vezes, na representação do curso nas diversas instâncias. No entanto, percebemos que é preciso divulgar melhor nossas atividades, lutas e conquistas, inserindo a graduação e a comunidade acadêmica em nossas atividades.
Palavras-chave:  Programa de Educação Tutorial; alunos e professores; percepção.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005