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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: REALIDADE E ILUSÕES | ||
Zires Marinho Leão 1, Alberto Antônio Oliveira 1, Odair José da Silva 1, Lorena de Paula Mendonça 1, Renato de Paula Franco 1, Kátia Cristina Brito 1, Fabiana Aparecida Gomes 1 e André Wetmann 1 | ||
(1. Departamento de Pedagogia, Faculdade Guaraí - FAG) | ||
INTRODUÇÃO:
No mundo globalizado, ciência e tecnologia são termos inseparáveis. Todo conhecimento científico produzido nos últimos anos foi posto a serviço da humanidade através da tecnologia. A educação, instrumento de produção tanto da ciência como da tecnologia, tem a função de preservar o conhecimento científico e repassá-lo as novas gerações. A realidade do educacional brasileira trabalhada a nível básico, mostra que os sistemas de ensino estão evoluindo lentamente no que diz respeito ao processo de desenvolvimento tecnológico e um dos fatores que causam esse atraso e essa interferência é falta de incentivo na preparação dos docentes nesta área, e o desinteresse dos mesmos em conhecer ambientes computacionais. O objetivo desta pesquisa é saber como os professores das unidades de ensino pertencentes ao Estado do Tocantins no município de Guaraí, estão se preparando para utilizar o computador como recurso didático pedagógico e se os mesmos se sentem motivados e interessados nesta aprendizagem. A utilização do computador e de softwares educacionais são atividades cada vez mais comuns no meio educacional, saber utilizá-los e trabalhá-los com os alunos se torna algo imprescindível para o desenvolvimento cultural e social de um determinado meio, por essa razão é importante saber como os professores da educação básica estão sendo preparados e se esse trabalho já apresenta resultados significativos para o processo educacional do sistema de ensino já citado. |
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METODOLOGIA:
Para a coleta dos dados foram pesquisados os coordenadores da primeira fase do ensino fundamental das escolas estaduais da cidade de Guaraí / Tocantins, atualmente o município conta com sete escolas estaduais que oferecem educação básica desde o ensino fundamental, anos iniciais, até o ensino médio. Foram convidados sete coordenadores pedagógicos para serem entrevistados, um de cada unidade escolar, levando em consideração o nível de ensino em que atuam. Foi utilizada entrevista semi-estrutural baseada no tema: a inserção da informática no espaço escolar e formação de professores. |
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RESULTADOS:
Apôs realizações da pesquisa pode-se chegar a dados que retratam um pouco da realidade em que se encontram os processos de formação e capacitação dos professores das escolas estaduais de Guaraí, no que se refere ao uso do computador como recurso de ensino. Através das entrevistas com as coordenadoras pedagógicas constatou-se que em média 60% dos professores que atuam nestas escolas não sabem ou encontram dificuldades para utilizar programas no computador, como por exemplo, um editor de texto. As coordenadoras informaram que quando foi criado o programa estadual de informatização das escolas estaduais, dois professores de cada unidades de ensino receberam capacitação adequada sobre informática, os mesmos deveriam repassar o que aprenderam aos outros professores de sua unidade, o que não aconteceu de fato. Das entrevistadas, seis disseram que alguns seus professores utilizam os computadores da escola (que são três e média) para atividades como preencher diários e digitar provas. Somente uma coordenadora afirmou que a maioria dos professores que trabalham em sua unidade de ensino utilizam o laboratório do colégio (é a única escola com laboratório de informática do município) para desenvolver atividades com seus alunos. |
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CONCLUSÕES:
Após a pesquisa verifica-se que as escolas estaduais de Guaraí estão ainda longe de atender ao que é proposto pelo Plano Nacional de Educação, e que o sistema estadual de ensino pode demorar aderir efetivamente à inclusão digital. Percebe-se que a dificuldade em iniciar um trabalho voltado para a inserção da informática no meio educacional passa por questões estruturais e financeiras e também por resistências pessoais e profissionais. Muitos professores não se interessam ou apresentam um certo temor em iniciar estudos, mesmo que de maneira informal, sobre a informática e seus recursos, exemplo dessa realidade é a resistência de muitos docentes em utilizar o diário eletrônico, deixando-o de lado para continuarem utilizando os manuais, que são mais complexos e demandam mais tempo para seu preenchimento. Se a idéia é incluir o aluno num mundo globalizado e interligado, é preciso que os educadores se tornem exemplos de curiosidade e criatividade incentivando, assim, o corpo discente para que os mesmos possam interagir mais com os recursos computacionais. |
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Palavras-chave: Informática na educação; Exclusão digital docente; Inclusão digital. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |