IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
REINVENTANDO A PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA SINIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Queila de Paiva Santana 1, 2 (queila.paiva@bol.com.br)
(1. Graduanda em Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE; 2. Profª. da Escola Municipal Magalhães Bastos - Prefeitura da Cidade do Recife-PE)
INTRODUÇÃO:
A produção de texto na Educação Infantil tem se apresentado como um grande obstáculo para muitos professores desta modalidade de ensino, visto que historicamente o processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, tem privilegiado o processo de aquisição do sistema de escrita. Além disso, a Educação infantil aparece com uma conotação que enfatiza seu caráter de ludicidade, em detrimento dos aspectos educativos que envolvem este nível escolar. Nesse contexto, a grande questão que se coloca para os docentes é a dificuldade de propor atividades que sejam ‘condizentes’ com o sistema escolar, num contexto em que os alunos ainda não apresentam domínio do sistema de escrita alfabética. É certo que existem inúmeras dificuldades de se vencer o preconceito sobre este nível de ensino, mesmo porque para muitos os alunos devem utilizar o lápis somente para riscos e rabiscos. Porém é possível superar esta dificuldade, desmistificando estas concepções, mesmo porque experiências demonstram que o acesso à leitura-escrita começa mesmo muito antes da entrada da criança à escola e que riscos e rabiscos também são formas de produção textual. Nesse sentido, e buscando contribuir com a prática educativa da leitura-escrita, o presente estudo objetivou favorecer o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, especialmente no que se refere à aquisição da leitura-escrita, fundamentando num processo de produção textual numa perspectiva de educação para o letramento.
METODOLOGIA:
Foram realizadas observações sistemáticas da atuação de alunos de turmas de Educação Infantil de uma escola da rede pública de Recife - PE. Além disso, foram vivenciadas atividades diversas envolvendo a leitura-escrita, as quais exploravam a oralidade e expressão verbal dos educandos. Assim, foram propostas atividades diversas utilizando-se de imagens, textos infantis de autores conhecidos, letras de músicas, debates, exibição de filmes e em algumas ocasiões textos trazidos pelos próprios alunos. Nessas atividades buscamos suscitar a produção de textos verbais e não-verbais pelos alunos de forma coletiva e individual. Também realizamos rodas de conversas, discussões orais e desenhos, as quais culminaram com a produção textual conforme o código escrito. Realizamos ainda, entrevistas com os professores envolvidos, buscando perceber as concepções subjacentes ao seu fazer frente à práxis educativa vivenciada cotidianamente. O acompanhamento sistemático do trabalho realizado foi registrado em caderno de campo, o qual possibilitou-nos reflexões sobre o processo investigativo, bem como possibilitou um maior controle das variáveis que envolvem nosso objeto de estudo.
RESULTADOS:
Com base nas observações realizadas em campo, observou-se que as atividades vivenciadas contribuíram para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura-escrita junto às crianças de Educação Infantil, num processo dinâmico e interativo que favoreceu principalmente o desenvolvimento do pensamento e da compreensão do sistema alfabético. O trabalho também revelou a necessidade de um acompanhamento sistemático por parte dos professores junto às crianças, tendo em vista um melhor desempenho destes nas atividades propostas Além disso, evidenciou-se que os professores envolvidos tinham clareza quanto ao seu papel educativo nesta modalidade de ensino, revelando clareza, segurança e consciência da importância de se trabalhar produção textual já na Educação Infantil. Do ponto de vista do discurso dos entrevistados, evidenciou-se que os mesmos possuem um embasamento teórico, estando atento as discussões sobre a temática da produção textual deste nível de ensino.
CONCLUSÕES:
Trabalhar produção de texto em Educação Infantil é uma realidade possível. Todavia, é preciso que o professor tenha consciência de seu papel junto aos educando, reconhecendo que o processo de aquisição da escrita alfabética começa antes mesmo do aluno chegar à escola e que estimular desde cedo a produção textual contribui para formação de escritores conscientes e críticos da realidade.
Palavras-chave:  Prática Pedagógica; Produção Textual; Educação Infantil.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005