IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE Alpinia speciosa E Platymiscium floribundum
Liza Araújo Aguiar 1 (liza_quimica@yahoo.com.br), João Victor Marques Lopes 1, Thiciana da Silva Sousa 1, Luciana Medeiros Bertini 1, Jason Stone Martins Neto 1, Selene Maia de Morais 1 e Eveline Solon Barreira Cavalcanti 1
(1. Universidade Estadual do Ceará -UECE)
INTRODUÇÃO:
Alpinia speciosa e Platymiscium floribundum são conhecidas popularmente por Colônia e Rabugem , respectivamente. A Alpinia speciosa é uma planta muito estudada e tem várias propriedades medicinais, como: anti-hipertensiva, anti-histérica, antiestresse, anti-ulcerogênico e bloqueador neuromuscular, inibidora da secreção gástrica, dentre outras. Sendo indicada seu uso em caso de afecções na pele, artrite, úlcera e demais doenças. Apresenta em sua constituição química alcalóides, flavonóides, catequinas, epicatequinas e taninos. Não foi encontrado estudo químico e nem aplicação medicinal para Platymiscium floribundum. O presente trabalho teve como intuito identificar quais as classes de constituintes químicos através de testes fitoquímicos e a avaliar a atividade antioxidante das plantas estudadas, pois sabe-se que algumas doenças são causadas por radicais livres, como aterosclerose, câncer, úlcera, dentre outras degenerativas.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Química de Produtos Naturais da Universidade Estadual do Ceará- (UECE). As plantas em estudo foram coletadas no Parque Botânico do Ceará, e submetidas à extração hidroalcoólica por 7 dias. Os extratos obtidos foram concentrados e em seguida feito testes fitoquímicos descrito por Matos (1997). Posteriormente foi realizada avaliação da atividade antioxidante de captura de radicais livres DPPH. O método consta na mistura reacional de 3,9 mL de uma solução de DPPH na concentração de 6,5 10-3 M e 0,1 mL da solução amostra (10 mg/mL). O acompanhamento da reação foi feito por espectrofotômetro SPEKOL 1100 no comprimento de onda de 515 nm e o resultado é dado em percentagem de Índice Varredor.
RESULTADOS:
Os teste fitoquímicos demonstraram a presença de taninos catéquicos na Platymiscium floribundum. As duas amostras testadas na Atividade Antioxidante demonstraram um bom Índice Varredor (Alpinia speciosa = 78,48% Platymiscium floribundum = 80%).
CONCLUSÕES:
Esses elevados índices provavelmente se devem provavelmente aos taninos e flavonóides presentes em Alpinia speciosa e aos taninos catéquicos presentes em Platymiscium floribundum.
Instituição de fomento: FUNCAP, CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Alpinia speciosa; Platymiscium floribundum; Antioxidantes naturais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005