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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil | ||
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS FRENTE AO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | ||
Ana Claudia Sampaio Barreto 1, Luana Batista da Costa 1, Maria Lucia Cardoso da Paz 1, Benevenuta Fátima de Lima Guedes 1 e Anatália Dejane Matos 1 | ||
(1. Depto. de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia/UNEB-Campus IX) | ||
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: Elaborado pelo MEC, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998) visa atender às necessidades individuais, emocionais e cognitivas da criança de 0 a 6 anos de idade. Este documento apresenta reflexões sobre as creches e pré-escolas no Brasil, dando suporte para melhor atuação do educador da educação infantil e sugestões às instituições educacionais para o desenvolvimento da prática pedagógica. Destaca a importância da interação da criança com os demais indivíduos, bem como a necessidade de compreender o mundo que a rodeia, tornando-a cidadã participativa e reflexiva. O documento apresentado traz em seu contexto eixos de aprendizagem que tratam da Identidade e Autonomia das crianças, da Experiência e Conhecimento de Mundo. Nesse sentido, a pesquisa buscou investigar se os professores da educação infantil do município de Barreiras conhecem a proposta do RCNEI e se sua prática pedagógica está sendo implementada dentro dessa perspectiva, de forma que aguce a reflexão do educador quanto àquele que busca transcender em favor de uma educação pautada na autonomia e construção da cidadania. |
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METODOLOGIA:
METODOLOGIA: A pesquisa realizada teve a duração de quatro meses e um universo investigativo de seis professores em três escolas municipais da cidade de Barreiras que oferecem educação infantil. O estudo foi dividido em três etapas: Na primeira, foram feitas visitas às escolas para conhecer as reais condições de trabalho oferecidas aos professores da educação infantil, como: estrutura física, materiais pedagógicos e capacitação profissional; Na segunda, realizou-se observações das aulas práticas dos docentes com o intuito de conhecer a rotina da sala de aula, aplicando-se em seguida uma entrevista semi-estruturada para coletar dados não explicitados na prática durante as observações; Na terceira, efetivou-se a interpretação das observações e respostas obtidas nas entrevistas, buscando embasamento teórico no RCNEI e nos autores: Saviani (2000), Barreto (2003), Faria (2002), Cerisara (2002), e Kramer (1998). A fundamentação teórica possibilitou o direcionamento da pesquisa para a afirmação ou negação da hipótese, após os procedimentos realizados durante o estudo. |
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RESULTADOS:
RESULTADOS: Constatou-se que as instituições que oferecem educação infantil no município de Barreiras, não possuem estrutura física projetada para atender à demanda dessa etapa educacional. As escolas não apresentam espaços amplos e diferenciados, comprometendo a socialização e aprendizagem da criança. Carece ainda de materiais didáticos que auxiliem a prática pedagógica. As professoras atuam na educação infantil há mais de oito anos, entretanto, não possuem formação específica para essa clientela, sendo que, do universo pesquisado, apenas uma docente tinha habilitação em pedagogia, duas estavam cursando o normal superior, enquanto as demais possuíam apenas o magistério do 2º grau. Essas limitações e a falta de capacitação e formação continuada para os docentes da educação infantil, bem como a falta de conhecimento do RCNEI, impossibilita a implementação dessa proposta. Constatou-se ainda que algumas professoras tentam desenvolver atividades de acordo com as orientações do RCNEI, porém, de forma parcial ou descontextualizada, contrariando assim, a perspectiva curricular do Referencial e da teoria x prática. |
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CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO: Para compreender e respeitar o processo educacional faz-se necessário partir do pressuposto de que a educação infantil é a etapa de desenvolvimento que demanda a junção de fatores essenciais para o bom desempenho da criança pequena, uma vez que nesse período educacional o cuidar e o educar são ações imprescindíveis e indissociáveis. Partindo deste princípio e dos dados obtidos na pesquisa, evidenciou-se que a educação infantil oferecida pelo município de Barreiras carece de investimentos na capacitação e formação continuada dos profissionais da área, de uma estrutura física projetada para atender às necessidades da criança, bem como disponibilidade de recursos didáticos indispensáveis à prática pedagógica na educação infantil. Constata-se ainda que a proposta do RCNEI traz em seu contexto o respeito, a compreensão e o reconhecimento da criança enquanto sujeito ativo e capaz de construir seu conhecimento. Nesse sentido, faz-se necessário uma estrutura educacional que contemple as demandas da criança, para que o seu desenvolvimento ocorra de forma integral e satisfatória. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Educação Infantil; Implementação do RCNEI em Barreiras; Prática Pedagógica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |