IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
INTERDIÇÃO - INTERDISCIPLINARIDADE DE DOCENTES E DISCENTES COM A INFORMÁTICA EM AÇÃO
Sâmela Soraia Sartin 1, 3 (samelasartin@yahoo.com.br), Ilma Rodrigues de Souza Fausto 1, Claudia Bardal Sória 2, Susana Maria Mana Aráoz 3 e Michel da Silva 1
(1. Depto Sistemas de Informação, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-Ceulji; 2. Depto de Comunicação Social, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-Ceulji; 3. Depto de Pedagogia, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-Ceulji)
INTRODUÇÃO:
Devido às imposições da globalização, as escolas tiveram que se enquadrar em uma nova didática integrando as disciplinas num trabalho entre professores e alunos, atuando em projetos interdisciplinares utilizando a informática como meio para a sinergia de esforços, para se obter um ensino prático e mais contundente, apresentando os porquês dos objetos formadores. O projeto INTERDDIÇÃO (Interdisciplinaridade de Docentes e Discentes com a Informática em Ação) possui como objetivo fornecer um ambiente de inter-relações dos docentes do Ensino Fundamental e alunos com o auxílio da informática, desmistificando-a como recurso subtrativo e apresentando-a como aditivo. Isto é, as vantagens oferecidas para se tomar decisões nos diversos fenômenos cotidianos, desvendando articulações possíveis entre o uso diversificado desta tecnologia e o fenômeno da cognição. O Ensino Fundamental é segmentado em seus conteúdos. No entanto, verifica-se que o desenrolar das situações vividas em qualquer âmbito é um conjunto de interações de conhecimentos que se inter-relacionam, interagem e interferem de modo positivo ou negativo na vida de cada indivíduo. Desta forma, verificam-se lacunas que evidenciam falhas na educação formal. Essas rupturas culturais são calcadas historicamente. É preciso que haja um esforço conjunto e direcionado para resultar na interação entre indivíduos. Para tanto, este projeto promove a transformação qualitativamente à prática pedagógica atual das escolas.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada abrange a participação dos professores em um curso de informática cujo propósito principal está além das técnicas de utilização do computador, mas de sua utilização como ferramenta que proporciona a interação entre as suas disciplinas, as pessoas envolvidas e a simulação do conhecimento. Para tanto, numa primeira etapa foi realizado o levantamento de informações sobre as áreas de atuação dos professores que participarão dos cursos de informática e a definição das ferramentas e das necessidades dos mesmos, delimitadas em uma mini-conferência. Também foi desenvolvido um material específico para atuar diretamente com a integração entre os grupos de professores. Na segunda etapa, o curso foi ministrado no laboratório de informática e externamente com aulas práticas, envolvendo a confecção de fotos (câmeras digitais e manuais), digitalização de sons (músicas e vozes com softwares aplicativos genéricos), busca por informações na rede de computadores e sua adequação aos projetos. Tais atividades envolveram esforços conjuntos dos professores do Ensino Fundamental, seus alunos e também professores e alunos da graduação. O terceiro momento incluiu a organização do material com o auxílio do software aplicativo genérico Powerpoint, sua apresentação e análise dos produtos desenvolvidos pelo grupo.
RESULTADOS:
Ao aplicar o projeto, verificou-se uma mudança no âmbito escolar. Com este novo modelo cognitivo apresentado foi possível incorporar à aprendizagem o uso de novas estratégias. À medida que os alunos interagiram com a informática nas disciplinas, notou-se uma tendência maior de aprendizado, possibilitado pelo desenvolvimento da intuição e assim uma melhoria para a formação básica do conhecimento teórico-prático. Quanto aos professores, houve uma superação de obstáculos e começaram a pensar em conjunto para o desenvolvimento de projetos. A informática proporcionou o encontro de saberes para o bem-comum e pela própria questão da empatia, agilizou-se uma maior reciprocidade entre as partes envolvidas.
CONCLUSÕES:
O projeto INTERDDIÇÃO foi capaz de apresentar ao professor do Ensino Fundamental a informática como ferramenta capaz de interligar os conteúdos de todas as disciplinas ludicamente, orientando as atividades educacionais de modo facilitador. Além disso, apresentou um novo mundo aos alunos das séries fundamentais que puderam usufruir de uma nova linguagem, que levou-os ao contato desde cedo com a pesquisa, apresentando-lhe os cursos de graduação como uma meta a ser traçada para o futuro, na medida em que interagiram com acadêmicos e professores das áreas de informática, comunicação social, pedagogia e psicologia. Desta forma, um ambiente de inter-relações disciplinares foi estabelecido, no qual deu-se o desenvolvimento de novas habilidades mediante a informática educativa para os professores do educação básica.
Instituição de fomento: CEULJI;ULBRA
Palavras-chave:  interdisciplinaridade; informática; educação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005