IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS POR MEIO DA METODOLOGIA WEBQUEST
Arlete Aparecida Oliveira de Almeida 1 (arletemoliere@ig.com.br) e Sandra Regina Leme Forster 2
(1. Colégio Paralelo; 2. UNISA)
INTRODUÇÃO:
A abordagem dos números irracionais em sala de aula é inserida como números que complementam os racionais para a formação dos reais. Desta forma deixa a desejar a compreensão desses números na formação conceitual por parte dos alunos. A procura de modelos para formalizar este conceito é quase inexistente, o que vem dificultando a concepção dos alunos em relação a esses números.Nosso objetivo, é dar encaminhamento a uma metodologia que proporcione ao aluno a formação do conceito que envolve estes números, através de pesquisas e discussões que possam levá-los a questionamentos e à compreensão deste campo numérico e sua importância. Essa metodologia visa impulsionar o aluno na busca desta compreensão, em que ele é parte ativa do processo de sua aprendizagem, buscando na história da matemática, na prática de sala de aula e nas suas experiências. Conhecer a história desses números e saber que faz parte da ampliação da representação numérica, e que não é um número isolado, é a busca dessa nossa prática. A nossa meta é proporcionar ao aluno um caminho que seja convidativo para pesquisa, que ele se envolva e possa dosar seu conhecimento de acordo com a sua curiosidade. Esse despertar conseguimos através de uma metodologia, que atrai os alunos, por fazer uso do computador e permitir que o aluno navegue na internet de maneira orientada.
METODOLOGIA:
Através de investigação com os alunos, iniciamos a caracterização dos números, em particular os irracionais, e então foi possível detectar os conceitos que tinham em relação a eles. Diante dos questionamentos que foram feitos, elaboramos uma Webquest, ao invés de usar a pesquisa tradicional. Na Webquest, os alunos tiveram acesso ao trabalho a ser realizado, identificando todas as etapas do processo até chegarem ao resultado final. Foram levados ao laboratório de informática, onde acessaram a página da Webquest, e a partir desse momento, obedecendo cada etapa, e após terem lido as orientações formaram grupos para a escolha dos temas abordados. Os temas envolviam desde a parte histórica até a prática em sala de aula, ou seja, a experiência deles na sala de aula em relação a este conteúdo. A pesquisa foi direcionada para que os alunos usassem a internet de forma criteriosa, pois sites a serem consultados estavam disponíveis nos recursos. Para avaliar o processo, foi solicitado resumo das pesquisas, levando o aluno a fazer reflexões sobre o material pesquisado e uma dramatização em relação ao tema do grupo, uma maneira de informarem os outros alunos sobre a pesquisa.A opção pela dramatização foi pelo fato de favorecer o aluno a se expressar de maneira clara e que conseguissem dar as informações necessárias ao restante do grupo, usando a criatividade.
RESULTADOS:
Observou-se que os alunos se mostraram bastante interessados, não se dispersando para outras páginas na internet. Com a orientação do acesso aos sites; ao mesmo tempo em que consultavam essas páginas, já iam discutindo sobre o que estavam lendo, fazendo anotações e envolvendo-se no assunto. A discussão feita entre os alunos a partir da pesquisa, resultou em relatórios com pareceres pessoais, e até mesmo os alunos se mostraram interessados em aprofundar-se mais em alguns assuntos que foram surgindo com a visitação dos sites. Outra característica importante é que em muitos grupos, mesmo acessando os sites, sentiram a necessidade de consultar informações em livros e em outras fontes, favorecendo o desenvolvimento da leitura e da interpretação, mas por um caminho que eles escolheram e não por imposição. Para o jovem um caminho que saia da rotina, parece motivador e desafiador, pois a validação das informações obtidas através da internet foram verificadas e muitas vezes complementadas com a utilização de outras fontes, propiciando ao aluno um olhar mais amplo para dar um primeiro passo nas pesquisas.
CONCLUSÕES:
O uso da Webquest como meio de incentivar a busca de questionamentos feitos em sala de aula, ampliou o campo de visão dos alunos, que até então acreditavam ou apenas se apoiavam na internet, para buscar tópicos de assuntos solicitados, com a idéia de terem sempre um trabalho pronto. O desenvolvimento dessa metodologia através do uso da tecnologia, onde podemos fazer uso do recurso computador para envolver o aluno na construção do seu conhecimento, se torna cada vez mais presente nos recursos utilizados pelo professor, e que devemos nos apropriar desses para podermos atingir cada vez mais as expectativas dos alunos. A atração que o mundo virtual exerce sobre o jovem é muito interessante e nós em sala de aula devemos fazer uso desse recurso para abordar assuntos que muitas vezes se explica ou se compreende melhor através da história. O uso da Webquest para a abordagem dos números irracionais, trouxe uma grande contribuição para a construção do conhecimento de alguns alunos e para outros repensarem nos conceitos ou idéia que tinham.
Palavras-chave:  irracionais; webquest; metodologia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005