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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÕES EM ESTUDO | ||
Danielle Grynszpan 1 (danielle.grynszpan@tera.com.br), Camilo Pinto de Souza 1, Diego Chabalgoity 1, Marcelo Aranda Stortti 1 e Rosana Araújo Lopes 1 | ||
(1. Fundação Oswaldo Cruz) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho busca realizar uma análise qualitativa dos trabalhos enviados à modalidade “Projeto de Ciências”, na fase regional do projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente ( OBSMA) , na qual buscamos identificar as percepções sobre o meio ambiente entre os escolares . A OBSMA é uma competição de caráter nacional promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de uma competição que visa incentivar a capacidade criativa de alunos de todo o Brasil, estimulando uma reflexão sobre os temas ciência, saúde e meio ambiente. Realizada em duas fases, uma regional que leva os vencedores à outra etapa, de caráter nacional, o projeto vem se realizando com a competição realizada em dois segmentos escolares, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que concorrem em três modalidades, a saber: “Arte e Ciência”, “Produção Literária” e “Projeto de Ciências”. Na modalidade “Arte e Ciência” foram aceitos trabalhos individuais ou coletivos que visassem a relação entre os temas relacionados e diversos ramos artísticos. Já à modalidade “Produção Literária” acorreram trabalhos individuais, como contos, crônicas, artigos, poemas e textos jornalísticos, que versaram sobre a temática proposta pela Olimpíada. A terceira modalidade, foco desta pesquisa - “Projeto de Ciências” - visou incentivar a inscrição de trabalhos que buscassem trabalhar as questões ambientais e de saúde ligadas ao entorno das escolas, a fim de proporcionar um ensino mais comprometido com as diferentes realidades locais. |
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METODOLOGIA:
Com base nos formulários de inscrição, o banco de dados foi elaborado, visando, a princípio, conformar um quadro estatístico que, alimentado constantemente, serviria de base para a resolução das estratégias de divulgação que a coordenação nacional do projeto precisaria escolher durante o processo. Em um caso como o nosso, de uma experiência pioneira de olimpíada cujas regras de competição passavam pela necessidade de inscrição prévia da escola, estas informações eram fundamentais, dado que um dos objetivos precípuos era estimular o envolvimento de projetos que pudessem representar propostas representativas das escolas, tanto pela abordagem de uma educação ambiental integrada, como para evitar o envio de trabalhos de professores isolados, que não contassem com apoio institucional para realizar o projeto, caso este fosse selecionado dentre os melhores. Em nossa pesquisa buscamos proceder à caracterização dos trabalhos recebidos através da análise qualitativa dos trabalhos da fase regional segundo três categorias principais que denotam diferentes visões sobre o meio ambiente – naturalista, tecnicista e romântico-ingênua - visando à compreensão das concepções que informaram tais propostas educacionais. |
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RESULTADOS:
Análise dos dados, voltado ao estudo de concepções de meio ambiente presentes nos 84 trabalhos da modalidade de “Projeto de Ciências” da regional Sudeste, utilizamos as definições apresentadas por Moraes (1997), que utiliza as categorias “Naturalismo”(N), “Tecnicismo”(T) e “Romantismo ingênuo”(R.I) na análise das orientações que se materializam sob a forma de trabalhos ou projetos. O “N” trabalha no sentido a-histórico, em uma perspectiva restrita às ciências biológicas, separando, à moda cartesiana, o homem da natureza; o “T” defende soluções técnicas de manejo dos recursos naturais, enquanto que o “RI” traz a bandeira do preservacionismo, colocando a natureza como sagrada e o ser humano como eminentemente malévolo. Abaixo trechos originais: “O homem, de modo geral, desregrado nas suas atitudes, vai poluindo e contaminado as nascentes e os cursos d’água.” ( Categoria “N” - Modalidade “Projeto de Ciências” - EM ) “Insantificados sejam os que me criticam, impurificados sejam os teus pensamentos. Estes me desejam serrote, que venha a mim o vosso corte para construírem suas mordomias em nosso território, assim comigo como com minhas amigas. Um favor me daí hoje, ajude que me perdoem pois nada fiz, assim como os perdoarei se nada me fizerem. Não me deixe cair no chão, pois sou útil à população. Amém.” (Categoria “R.I.” - Modalidade de “Projeto de Ciências”-EM) |
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CONCLUSÕES:
Na modalidade de “Projeto de Ciências” foi nítida a predominância de uma visão biologizante da questão ambiental, representada pela categoria “Naturalismo”. Esta trabalha no sentido ahistórico, separando, à moda cartesiana, o homem da natureza e tem o preservacionismo como meta. Também presentes, os trabalhos que refletem as categorias ”Romantismo/ Ingênuo” (que atribui um valor sagrado ao meio ambiente) ou que defendem soluções técnicas de manejo dos recursos naturais, como aqueles que representam a categoria “Tecnicismo”, ressaltam a forma com que a questão ambiental vem sendo tratada nas escolas, com quase ou nenhuma perspectiva sócio-ambiental. No entanto, já parece haver alguma influência favorável deste projeto educacional neste sentido, a despeito do tempo que demandam as mudanças de concepções e práticas no cotidiano escolar. |
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Instituição de fomento: CNPq | ||
Palavras-chave: Educação Ambiental; Concepções sobre Meio Ambiente; Saúde. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |