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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 5. Rádio e Televisão | ||
GESTÃO DE SISTEMAS COMUNICATIVOS PARA O USO DO RÁDIO NA EDUCAÇÃO | ||
Sandra Kelly de Araújo 1 (skelly@unir.br), Angela A. de Souto Silva 2, Flávio D. Pereira da Costa 1, Jaqueline Medeiros de Andrade 1, Maranei Rohers Penha 3, Maria de Fátima M. S. Chaddad 1 e Ozanir Silva de Almeida 1 | ||
(1. Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, Universidade Federal de Rondônia (ECOS/UNIR); 2. Gerência de Educação a Distância, Universidade Federal de Rondônia - UNIR; 3. Faculdade de Porto Velho, FIP) | ||
INTRODUÇÃO:
A gestão de sistemas comunicativos compreende um conjunto de condições teórico-metodológicas para o planejamento, execução e avaliação de estratégias no campo de inter-relação entre educação e comunicação. Este projeto adota essa perspectiva de intervenção social para propor a organização de sistemas que possibilitem o uso do rádio em escolas públicas estaduais em Rondônia. O objetiivo é investigar a integração do rádio em processos educativos, seja como ferramenta pedagógica ou como objeto de estudo. As bases metodológicas orientadoras do exercício de investigação estão fundamentadas na pesquisa-ação e na etnometodologia. |
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METODOLOGIA:
Esta é uma pesquisa prática e qualitativa, conduzida nos termos da pesquisa-ação e da etnometodologia, para organização de um sistema comunicativo capaz de promover o uso do rádio em processos comunicativos. A gestão de sistemas pressupõe a reunião de um conjunto de condições e disposições teóricas e metodológicas balizares para a organização de conteúdos pautados em processos educativos e sua adaptação a linguagem radiofônica. A pesquisa-ação e a etnometodologia são as metodologias qualitivas utilizadas para a concretização da pesquisa, orientadoras do exercício de investigação e intervenção social e do registro dos produtores sobre suas inserções no sistema. |
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RESULTADOS:
Não registro de uso pedagógico do rádio em escolas públicas estaduais de Rondônia. Os levantamentos preliminares realizados indicam a existência de 18 estúdios de rádio nessas escolas. Entretanto, esses estúdios tem sido utilizado exclusivamente para fins de entretenimento. No esforço de fomentar a inserção dessa tecnologia para fins pedagócios a pesquisa desenvolveu uma metodologia de uso do rádio na educação cujos resultados orientam a implantação do projeto Rádio Escola Rondônia realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia. |
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CONCLUSÕES:
A inserção de tecnologias da informação e comunicação nas escolas incluem as perspectivas relacionadas a educação para as mídias e tecnologias como ferramentas pedagógicas. Em ambos casos sua adoção em escolas públicas do estado de Rondônia é incipiente. O desafio adotado pelo projeto Rádio Escola Rondônia é fomentar a adoção dessa tecnologia dada sua adequação ao ambiente local e aos objetivos educacionais formulados. Neste sentido, a pesquisa comprovou que o rádio, dada suas características técnicas e de uso, tem se mostrado um eficiente meio para exercitar a leitura crítica dos meios de comunicação e sua adoção como ferramenta pedagógica. |
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Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Comunicação; Educação; Rádio. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |