IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
AÇÃO DO ÓLEO DE CANOLA E DO ÓLEO DE GIRASSOL SOBRE O METABOLISMO LIPÍDICO EM RATOS Wistar.
Ana Celly B. Cruz 1 (anacellycruz@yahoo.com.br), Creusa Bernardo da S. Nascimento 1, Marília da S. Nascimento 1, Daniela G. de Lima 1, Sandra M. P. Duavy 1, Jacira M. A. Sousa 1, Roberto Dimenstein 1 e Dilma F. Lima 1
(1. Depto. de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)
INTRODUÇÃO:
As cardiopatias coronarianas estão relacionadas a vários fatores de risco, tais como: idade, sexo, obesidade, baixos níveis de colesterol HDL e dietas ricas em gordura saturada. Medidas terapêuticas e preventivas vêm sendo adotadas na tentativa de modificar hábitos que possam levar ao surgimento de doenças crônicas relacionadas às altas concentrações de colesterol. O nosso experimento teve por finalidade avaliar o efeito do óleo de canola e do óleo de girassol sobre os níveis séricos de Triglicérides (TG), Colesterol total (CT), HDL-C e LDL-C.
METODOLOGIA:
Foram utilizados ratos machos albinos da linhagem Wistar, pesando em torno de 300g com 90 dias de nascidos e foram divididos em seis grupos de seis animais. O biotério foi mantido a temperatura constante, com exaustão permanente de odores. O ensaio biológico teve duração de 60 dias. Foram administradas seis dietas, sendo: uma dieta padrão (DP), dieta controle (DC) contendo 1% de colesterol sintético; uma dieta contendo 8% de óleo de canola (DOC-I); dieta contendo 8% de óleo de girassol (DOG-I); uma dieta contendo 12% de óleo de canola (DOC-II) e a última dieta contendo 12% de óleo de girassol (DOG-II).
RESULTADOS:
Os resultados obtidos demonstraram um efeito redutor da dieta DOC-I que apresentou o valor de 116,45±29,5 quando comparada as demais dietas experimentais; A dieta DOG-I apresentou o menor parâmetro para os níveis de CT (102,92±15,40) quando comparada as demais; Em relação aos níveis de LDL a dieta DOC-II apresentou o menor valor (67,56±25,0) quando comparada com as demais dietas; Para o HDL, o melhor resultado foi obtido pela dieta DOG-II (34,93±5,77) quando comparada com as demais.
CONCLUSÕES:
Com base nos dados obtidos podemos concluir que a dieta DOG-II apresentou um bom efeito protetor devido aos níveis apresentados de HDL (“bom colesterol”), a dieta DOC-II diminuiu os níveis de LDL (“mau colesterol”) demonstrando assim a importância dos ácidos graxos insaturados na dieta.
Instituição de fomento: CNPq/ PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ácidos graxos insaturados; Lipoproteínas séricas; Colesterol.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005