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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DO CEFET-RN, UNIDADE DE MOSSORÓ | ||
MARIA AURÉLIA SARMENTO 1 (fridauern@yahoo.com.br), EDNO FERREIRA DE OLIVEIRA 1 e FRANCISCA DE FÁTIMA ARAÚJO OLIVEIRA 1 | ||
(1. DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS, UERN) | ||
INTRODUÇÃO:
Com a vigência da Lei 9394/96 da LDB, pesquisadores, professores e instituições educacionais vêm dando ênfase a estudos e discussões sobre a construção do projeto político-pedagógico das instituições de ensino. Tal projeto apresenta-se como norteador para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que é um instrumento pelo qual pode-se desenvolver uma gestão democrática e participativa, onde a escola passa a ser valorizada como um espaço importante no processo educativo, tendo ela certa autonomia com relação às instâncias superiores (secretarias e ministérios). Abre-se, assim, o espaço para que o destino da escola seja gerido pelos seus mais diretos interessados: professores, diretores, alunos, funcionários, pais e responsáveis e membros da comunidade. A partir dessa constatação surge a necessidade de investigar, na nossa realidade local, a construção de um projeto político-pedagógico. Em virtude da maioria das análises pesquisarem as escolas das redes estadual e municipal de ensino, procurou-se analisar uma instituição de ensino federal. Assim, no presente trabalho, objetiva-se investigar como está se dado à construção do projeto político pedagógico, no ensino médio do CEFET-RN – Unidade de ensino de Mossoró. Além disso, considerando-se que o CEFET possui uma estrutura física e financeira maior que as demais escolas públicas, preocupou-se verificar se tal fato seria aspecto relevante na aplicabilidade do projeto político-pedagógico. |
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METODOLOGIA:
Realizou-se visitas à instituição e vinte entrevistas semi-estruturadas, onde as perguntas versavam sobre a existência e construção cotidiana do projeto político-pedagógico. Foram entrevistados diretor, gerente de ensino, assistente pedagógico, servidor, professores e alunos. A análise dos dados foi feita à luz dos seguintes conceitos: gestão democrática, participação e autonomia. Baseou-se em autores como: Veiga (2002), Neves (1998), Libâneo (2003) e Santiago (2002). |
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RESULTADOS:
Constatou-se que as discussões acerca do projeto político pedagógico estão mais localizadas no CEFET, unidade sede, em Natal/RN, sendo que na unidade de Mossoró os debates estão concentrados hierarquicamente entre diretor, gerentes, pedagogos e professores. Há uma interferência do MEC através de decretos e revogações que culminam numa constante redefinição do projeto sem discussões prévias nas bases. As principais preocupações da direção são a formação do trabalhador cidadão, as matrizes curriculares, a interdisciplinaridade e a igualdade. Percebeu-se que há uma sistemática organização do setor administrativo, com uso racional da estrutura física. |
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CONCLUSÕES:
Conclui-se, com isso, que apesar de haver uma excelente estrutura física e financeira, e que estas facilitam a viabilidade do projeto político-pedagógico, não tem havido uma desburocratização nas relações dos vários segmentos do processo educativo. Apesar dos princípios de intencionalidade, de identidade e de dinamismo estarem presentes no projeto político-pedagógico do CEFET/RN – UNED, ainda se faz necessário que este use de alguns esforços no sentido de aprimorar a construção democrática para que possibilite a participação de todos os segmentos, além de lutar por uma maior autonomia em relação à unidade sede, em Natal. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: projeto político-pedagógico; gestão democrática; autonomia. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |