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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI REALIZADA PELA FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE DO PARÁ (FUNCAP)
Denis Marcelo Vilhena Rabelo 1 (marilenemaues@yahoo.com.br), Ednilson Morais Lima e Silva 2 e Ronaldo Marcos de Lima Araújo 3
(1. Graduado em Pedagogia na UFPA; 2. Graduado em Pedagogia na UFPA; 3. Orientador - Dr. em Educação, Prof. do Deptº. de Métodos, Técnicas e Orientação da Educação-Centro de Educação-UFPA)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata da política da educação para adolescentes em conflito com a lei realizada pela Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (FUNCAP). Situando a questão do menor a partir dos aspectos jurídicos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos analisa se as medidas sócio-educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aplicadas pela FUNCAP, contribuem para reintegração ou reinserção desses adolescentes à sociedade. No Brasil e no Pará, práticas foram adotadas no sentido de minimizar as condições que caracterizam o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, porém não obtiveram grandes sucessos. Práticas repressivas, violentas acabaram por enfatizar ainda mais a condição de desvalido, de “marginais”. No entanto, as políticas do ECA, produziram uma mudança na forma de ver esses adolescentes, a partir do momento que passa a considerá-lo como sujeito de direitos e não apenas de deveres. A FUNCAP, a partir daí, passou a implementar um programa de atendimento que visava, sobretudo, reinserir o adolescente em conflito com a lei à sociedade, considerando a sua interação com o meio e sua condição de sujeito sócio-histórico.
METODOLOGIA:
Para materializar a análise sobre a questão desses adolescentes foram realizadas observações livres e entrevistas não-estruturadas junto aos adolescentes atendidos pela FUNCAP, além da análise de documentos (reportagens de jornais, revistas, TCCs, etc) e pesquisas bibliográficas.
RESULTADOS:
A partir da análise das informações coletadas, inferiu-se que as ações da FUNCAP estão mais para a reintegração do que para a reinserção. Reintegração é entendida neste estudo enquanto conformação à uma sociedade vigente. No entanto, também se pode constatar que as implantações das medidas sócio-educativas do ECA redundam em um aumento da problemática do menor, que também é conseqüência das condições ambientais e sociais em que se encontram esses adolescentes.
CONCLUSÕES:
Apesar de algumas limitações nas ações da FUNCAP e nas próprias leis que tratam e tratavam dos adolescentes, consideramos que elas foram importantes no trato com essa categoria, uma vez que avançaram nessa questão, em suas determinadas épocas, possibilitando transformações no trato com esses adolescentes.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Políticas Públicas de Educação; Adolescentes em conflito com a lei; Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005