IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
GINÁSTICA LABORAL, SENSAÇÃO DE CANSAÇO E ESTRESSE
Samantha Grasiele Monteiro Fernandes 1 (samantha.grasiele@itelefonica.com.br) e Sandra Regina Garijo de Oliveira 2, 3
(1. Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física, FAFIBE; 2. Prof. Ms. do Curso de Educação Física da FAFIBE; 3. Pesquisadora do Laboratório de Comunicação Corporal, Expressão e Música /Unesp / RC)
INTRODUÇÃO:
A Ginástica Laboral é uma prática de atividade física durante o período de trabalho, consistindo em exercícios que atuam na forma preventiva e terapêutica no caso de lesões causadas pelo trabalho repetitivo, enfatizando alongamentos e exercícios que irão compensar as estruturas musculares que são utilizadas durante a jornada de trabalho e ativação de outras estruturas que não são trabalhadas. O estudo consistiu em verificar se haveria alterações na sensação de cansaço e estresse de funcionários de uma empresa após a implantação da Ginástica Laboral.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada com a participação de 18 mulheres, com idade entre 19 e 45 anos, funcionárias do setor de telemarketing, isto significa que passam de 8 a 9 horas sentadas operando telefones para atendimento de clientes (como relatado por elas). Utilizou-se aparelho de som e cd. Entregou-se um questionário semi-estruturado às funcionárias, no início e no final do programa de ginástica na empresa. O programa proposto às participantes foi composto de atividades da Ginástica Laboral como alongamentos e relaxamentos musculares num período de 1 mês (30 dias), nos turnos da manhã e da tarde, no horário de entrada do trabalho, totalizando 15 minutos por sessão. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. As respostas ao questionário foram divididas em categorias, a fim de identificar as relações entre opiniões para a compreensão deste estudo.
RESULTADOS:
O resultados mostraram que após a implantação da Ginástica Laboral, as participantes começaram a perceber diferenças entre estar muscularmente relaxadas ou não; houve, após o programa, relataram redução de desconforto para realizar tarefas especialmente nas pernas, costas, punho, coluna e mãos; na opinião das participantes elas passaram a se sentir mais motivadas para realizar exercícios (o que não ocorria no início do programa); passaram a utilizar seus momentos livres para o lazer; sentiram diferenças na sensação de cansaço; passaram a se preocupar mais com o próprio corpo; e indicaram melhora no humor.
CONCLUSÕES:
Assim podemos afirmar que houve sucesso na adesão à prática da Ginástica Laboral, de forma geral, pois os resultados foram positivos em relação ao programa. Com estes resultados podemos inferir que a Ginástica Laboral, para este grupo, interferiu de forma a facilitar a redução do estresse.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ginástica laboral; redução estresse; atividade física no trabalho.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005