IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EDUCAÇÃO A DISTANCIA: O IMPACTO DO PROFORMAÇÃO NA AÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José Bandeira 1 (mbandeira@discovernet.com.br), José Balaam Ramos Ximenes Filho 2 e Elian de Castro Machado 3
(1. Universidade de Fortaleza; 2. Universidade Estadual do Ceará; 3. Universidade Federal do Ceará)
INTRODUÇÃO:
O campo da educação a distância coloca, hoje, novos desafios para as diferentes experiências e práticas pedagógicas especialmente como resultado das pesquisas em torno do conhecimento e da compreensão do que é Educação a Distância. Estudar o seu desenvolvimento implica, fundamentalmente, em identificar uma modalidade de ensino com características específicas, isto é, uma maneira particular de criar um espaço para gerar, promover e implementar situações em que os alunos aprendam, sem que estejam limitados a um espaço e tempo específico, segundo Nunes (1992).

O trabalho visa contribuir, através de uma reflexão sobre Educação a Distância, fazendo uma análise do ponto de vista do impacto do PROFORMAÇÃO na ação docente de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Relata um estudo de caso para detectar o aproveitamento do curso, após o seu término, investigando se o professor continuou pondo em prática o que aprendeu naquela formação. Pretende saber até que ponto este curso foi importante para a formação docente, o que despertou no profissional e a transferência do aprendizado para a prática. O trabalho será realizado a partir da análise do perfil do professor cursista, averiguando se o mesmo mudou dentro da sala de aula e se está aplicando as inovações pedagógicas aprendidas; como sua postura contribuiu para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, se foi possível o curso elevar o nível de conhecimento e da competência profissional dos participantes em exercício profissional.
METODOLOGIA:
O estudo investigará professores que cursaram o PROFORMAÇÃO no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2001e professores que não cursaram. As questões que norteiam a investigação enfocam dois aspectos: conteúdo e metodologia. Assim procura-se observar alguns aspectos relacionados aos domínios de conteúdos trabalhados no PROFORMAÇÃO e presentes nos PCN. Quanto a abordagem metodológica, procurar-se-á verificar, através de observações em sala de aula junto aos professores, que estratégias pedagógicas são mais utilizadas e em que medida as sugestões propostas no decorrer do curso estão sendo implementadas. Simultaneamente, será investigado os mesmos aspectos junto ao grupo de professores que não foram beneficiados com o curso, observando que estratégias pedagógicas deste grupo são convergentes e divergentes do grupo que participou do PROFORMAÇÃO. Será feito um estudo de caso dos dois grupos de professores.
RESULTADOS:
Após a participação e a observação viabilizada no programa PROFORMAÇÃO na localidade referenciada (Redenção-CE.), algumas mudanças e implicações significativas foram observadas nos professores com relação à sua prática pedagógica. Tal mudança é notória nas escolas onde trabalham os professores que cursaram o PROFORMAÇÃO. A maioria delas ganharam mais vida, as salas de aula se tornaram mais dinâmicas com materiais didáticos disponíveis, os trabalhos dos alunos ganharam impulsos e o clima melhorou positivamente nas salas de aulas dos participantes.
Pelas observações e evidências, houve melhora em suas concepções e prática no cotidiano escolar, no planejamento e preparação de atividades docentes; na gestão de sala de aula (que inclui a organização do espaço, o uso de material concreto e outros recursos, a interação professor-aluno e aluno-aluno, e o trabalho com as diferenças); na articulação do conteúdo com as experiências culturais dos alunos; na sua participação geral no ambiente escolar; na sua atenção à comunidade. Observou-se também que muitos professores estão significantemente mais bem preparados, mais organizados, mais dinâmicos e envolvidos no processo educacional. Atualmente há uma grande quantidade destes professores cursando uma faculdade e com perspectivas de ir além do que pretendiam inicialmente.
CONCLUSÕES:
Verificou-se ainda que o PROFORMAÇÃO contribuiu para a melhoria da qualidade dos profissionais que participaram, com influência nas suas atividades de ensino. Para os professores que chegaram a concluir o curso, o Programa garantiu não apenas uma diplomação em nível médio, mas a certeza da apreensão e incorporação de novos conhecimentos e atitudes.
Acreditamos que este programa foi bem sucedido tanto sob o ângulo da formação de professores, ao ter contribuído na melhoria do processo ensino-aprendizagem, como pelo uso de metodologias de educação a distância aplicadas no processo.
No primeiro aspecto, observou-se o quanto os professores que estavam no exercício da docência, sem formação especifica, conseguiram se desenvolver na direção de uma profissionalização mais bem constituída. O uso de fatores determinantes como o currículo inovador (em que as práticas pedagógicas são tomadas como eixo articulador dos conhecimentos), o uso de materiais de suporte, o acompanhamento contínuo dos tutores e o contato com os professores formadores formam elementos essenciais ao sucesso observado no programa. O modelo de educação a distância adotado, sua escolha e suas formas de gerenciamento, forneceram respostas adequadas às condições de formação anterior dos cursistas, às suas possibilidades de estudo, implicando nas condições de trabalho dos mesmos.
Palavras-chave:  Formação de professor; PROFORMAÇÃO; Educação a Distância.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005