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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 5. Rádio e Televisão | ||
A FORMAÇÃO DE SENTIDOS NO TEXTO RADIOFÔNICO | ||
Sandra Kelly de Araújo 1 (skelly@unir.br), Angela A. de Souto Silva 2, Flávio D. Pereira da Costa 1, Jaqueline Medeiros de Andrade 1, Maranei Rohers Penha 1, Maria de Fátima M. S. Chaddad 1 e Ozanir Silva de Almeida 1 | ||
(1. Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, Universidade Federal de Rondônia - ECOS/UNIR; 2. Gerência de Educação a Distância, Universidade Federal de Rondônia - UNIR; 3. Faculdade de Porto Velho, FIP) | ||
INTRODUÇÃO:
O uso do rádio no projeto Rádio Escola Rondônia desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Rondônia e o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias adota a dupla perspectiva do uso de tecnologias de informação e comunicação como objeto de estudo e como ferramenta pedagógica (BELLONI, 2001). Neste sentido, o projeto definiu como estratégia para inserção do rádio na educação a investigação de seus formatos e de sua linguagem como balizares para a orientação de seu uso pedagógico em escolas públicas estaduais de Rondônia através da gestão de sistemas comunicativos. Entre seus objetivos, aqui destacamos a investigação da polifônia dos sentidos no texto radiofônico a partir da manipulação dos códigos técnico, lingüístico e sonoro. |
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METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se nas formulações da pesquisa-ação e da etnometodologia. A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e, no qual, os pesquisadores e os participantes estão diretamente envolvidos de modo cooperativo e participativo. Já a etnometologia nos orienta nos registros da compreensão dos indivíduos sobre suas ações particulares, do que fazem e do que pensam sobre isso (COULON, 2000). Permite, portanto, uma análise particular ou subjetiva dos atores sociais sobre suas práticas enquanto a pesquisa-ação nos orienta quanto a organização do sistema de educação - comunicação. |
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RESULTADOS:
A proposição da organização de um sistema de educação e comunicação para o uso do rádio na educação realizado através do projeto Rádio Escola Rondônia apontou para a investigação dos formatos e da linguagem radiofônica e sua adequação ao uso pedagógico. Este esforço teórico e metodológico demonstrou que o sentido a formação dos sentidos no texto radiofônico é fundamentalmente orientada pelas características técnicas do meio, da manipulação dos códigos lingüísticos e sonoros, bem como da intencionalidade dos produtores e da capacidade de diálogo entre produtores e receptores. |
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CONCLUSÕES:
A interface entre educação e comunicação aponta para perspectivas de trabalho no âmbito da educação para as mídias e dessas como ferramentas pedagógicas. O desafio de fomentar o uso do rádio em tempo de novas tecnologias está associado a firme convicção de sua adequação ao ambiente amazônico e a processos pedagógicos orientados para a produção de programas de rádio. Os exercícios teóricos metodológicos realizados para esse fim demonstraram as inúmeras possibilidades de quanto a manipulação dos códigos lingüístico e sonoro na formação do sentido do texto radiofônico. |
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Instituição de fomento: Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Comunicação; Educação; Rádio. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |