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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTECULTURAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: O Pet/GT/CS
Renata Maria Valente Moraes 1 (renavalen@bol.com.br), Samuel Sá 3, Denise Machado Cardoso 2, Wilma Marques Leitão 2, Kirla Korina dos Santos Anderson 1, Martha Regina Freitas 1, Hannah Fernandes Nascimento 1, Natasha de Jesus Veloso 1, Wilcléa da Costa Lima 1 e André Luiz Torquato Carneiro 1
(1. Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Pará; 2. Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Pará; 3. Departamento de Metodologia, Universidade Federal do Pará)
INTRODUÇÃO:
O caráter intercultural da educação tem sido debatido no meio acadêmico e também por organismos não governamentais devido a sua relevância como processo que visa à inclusão social. No âmbito das universidades públicas, especificamente na Universidade Federal do Pará, ações nesta direção são observadas. O Projeto Extracurricular Temático do Curso de Ciências Sociais (Pet/GT/CS) pode ser tomado como exemplo de uma educação com características interculturais, pois suas ações visam incentivar que os alunos de graduação deste curso a serem sujeitos atuantes em seus processos educativos e, conseqüentemente, possibilita a luta por uma plena cidadania. Este estudo visa analisar a educação intercultural esboçada pelo Pet de Ciências Sociais, mas também visa discutir o processo de aprendizagem nos cursos de graduação, enfatizando os aspectos informais dos mesmos. Portanto, consideram-se as atividades extracurriculares verdadeiro “currículo invisível” por possibilitar a formação mais humanista de um futuro cientista social.
METODOLOGIA:
A discussão sobre a educação intercultural na universidade pública implica numa abordagem interdisciplinar, uma vez que a educação é um conjunto de atitudes de reprodução e atos de civilizar. Desse modo, várias ciências contribuem na compreensão dos fenômenos que perpassam o processo educacional. Assim, a análise antropológica desenvolvida neste estudo possibilita uma discussão em torno do processo de aprendizagem, principalmente no que se refere ao seu aspecto informal. Questões ligadas ao como, quando e o que se aprende são questões debatidas no âmbito desta área de conhecimento, por não se limitar aos aspectos formais da educação. Buscou-se identificar as atividades desenvolvidas pelo grupo e sua relação com ensino, pesquisa e extensão, através da consulta aos arquivos do Pet de Ciências Sociais e também participação das reuniões internas do grupo. A abordagem da problemática foi feita a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, seguindo o método antropológico baseado na elaboração de esquemas mentais a partir da coleta de material etnográfico, no qual considera a inserção do pesquisador ao grupo estudado através da convivência constante e os objetivos propostos pelo pesquisador devem ser verdadeiramente científicos.
RESULTADOS:
Para pensar a educação intercultural em uma Instituição de Ensino Superior, o caso do Pet de Ciências Sociais é pertinente, pois este projeto apresenta-se como uma proposta de fomentar o enriquecimento do curriculum vitae, ou currículo visível, dos alunos deste curso de graduação, ao mesmo tempo em que propõe a busca de transformação destes alunos em sujeitos em seus processos educativos. É relevante frisar o comprometimento e as condições dos alunos para com as atividades envolvidas, uma vez que os elementos principais para pertencer ao grupo é a disponibilidade de tempo, iniciativa e criatividade. As propostas do referido grupo centralizam-se em objetivos proporcionadores de maior integração de alunos de graduação e pós-graduação, bem como a integração de discentes e docentes através de eventos de natureza diversa no âmbito da pesquisa, ensino e extensão. Precisamente, este projeto visa à criação de instrumental de análise para perceber os mecanismos de aprendizagem nas diversas situações em que ela se processa no curso de Ciências Sociais. O Pet/GT/CS também é um exemplo de programa que se destaca pelo fato de valorizar lado extracurricular da universidade, atuando como produtor como incentivador destas atividades.
CONCLUSÕES:
A educação exige que se pense nela como um processo de inter-relação entre pessoas, cujo fundamento é a busca que as pessoas fazem de sua própria identidade. Além disso, necessário se faz visualizar em seus aspectos formais, compreendendo a escola e outras instituições letradas de ensino, e informais, cuja característica reside na oralidade e na tradicionalidade no processo de aprendizagem de saberes. Além disso, com as discussões advindas do debate acerca do multiculturalismo e do interculturalismo, o aspecto inclusivo da educação passou a ser mais enfatizado. A aprendizagem baseada no diálogo, no conhecimento de múltiplos saberes e numa relação interpessoal não se restringe ao espaço da sala de aula, nem tampouco a quaisquer outros lugares direcionados à educação formal. Aprender e ensinar são processos que se manifestam e lugares diversos, mesmo quando se referem à educação formal, como aquela que se processa nas universidades, a exemplo do Pet/GT/CS.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino Superior; Formação; Educação Intercultural.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005