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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
O RELATÓRIO PEDAGÓGICO DO NORTE-RIOGRANDENSE NESTOR DOS SANTOS LIMA (1913) | ||
Thaís Christina Mendes de Lima 1 (thaisinhamendes@yahoo.com.br) e Marta Maria de Araújo 1 | ||
(1. Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) | ||
INTRODUÇÃO:
Em janeiro de 1913, o educador escolanovista Nestor dos Santos Lima foi comissionado pelo Governador Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão, para conhecer e apreciar a organização pedagógica e didática das escolas de ensino pré-primário, primário e normal de São Paulo, com fins de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema estadual de ensino do Rio Grande do Norte. As impressões educacionais de Nestor dos Santos Lima foram anotadas na forma de um relatório publicado em outubro desse mesmo ano. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa de caráter histórico volta-se para a compreensão da concepção de educação escolar pensada por Nestor Lima, segundo preceitos, métodos, procedimentos e repertórios da Pedagogia da Escola Nova em prática na época no Brasil. Para análise da concepção de educação escolar utiliza-se o Relatório de viagem de Nestor Lima (1913), textos educacionais de Nestor Lima, obras pedagógicas de outros autores, Leis, Decretos e Regimentos. |
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RESULTADOS:
Baseando-se na análise do Relatório de Nestor Lima constatamos que alguns princípios, métodos, procedimentos e repertórios condizentes com a Pedagogia Escolanovista eram realmente postos em prática por professores do ensino pré-primário, primário e normal das escolas visitadas por Lima em São Paulo, sobretudo, aqueles condizentes com a Pedagogia de Friedrich Froebel e o método analítico de leitura que foram de alguma forma introduzidos no sistema estadual de ensino do Rio Grande do Norte. |
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CONCLUSÕES:
Pelo Relatório de Nestor Lima o princípio da Pedagogia de Friedrich Froebel que mais chamou atenção desse educador norte-riograndense foi à utilização de objetos pedagógicos (blocos de montagem, papel, papelão, argila, serragem, bolas e cilindros) destinados a desenvolver na criança o raciocínio, a curiosidade, a intuição, a audição, a visão, a coordenação motora, e a similaridade e a diferença de objetos em geral. Enquanto os procedimentos que mais entusiasmaram esse educador norte-riograndense foram o método analítico de leitura e seus respectivos passos (lição de coisas, exploração das figuras dos livros e das letras do alfabeto, da pronúncia, da leitura oral e da escrita de palavras e períodos), os exercícios de respiração para as aulas de canto escolares e os conhecimentos referentes à ciência da criança (Pedologia), oferecida na cadeira de Pedagogia na Escola Normal Secundária de São Paulo, por levar em consideração as noções de classe viva ou classe ativa e o contato “natural” da criança com os influxos do meio ambiente. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: História da Educação; Pedagogia Escolanovista; Rio Grande do Norte. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |