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G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil | ||
A CONSTRUÇÃO, DIFUSÃO, MITIFICAÇÃO E APROPRIAÇÕES DA IMAGEM DE SÃO LUÍS COMO ATENAS BRASILEIRA | ||
Elthon Ranyere Oliveira Aragão 1, 2 (elthon_aragao@yahoo.fr), Josué Luso dos Santos 1, Rachid João Sauaia 2, João Ricardo Costa Silva 1, Manoel Joaquim Pereira Chaves 1, Gilvan Alves Aragão Júnior 3, Marcelo Ricard Luso Oliveira 4, Pedro Venancio Carvalho 2, Pedro de Almeida Canto 2 e José Henrique de Paula Borralho 1 | ||
(1. Depto. de História, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 2. Depto. de Comunicação Social, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 3. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 4. Depto. de Economia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho analisará a construção, difusão e mitificação da imagem que a cidade de São Luís carrega consigo desde meados do século XIX de Atenas Brasileira. Estudaremos desde sua criação até como ela se encontra hoje, tendo em vista os diversos processos pelos quais essa imagem passou ao longo de sua história, como apropriações, fortalecimento, crises, etc. Veremos como essa imagem foi importante para determinadas relações de poder na cidade e também no resto do estado do Maranhão, sendo que essa imagem foi fundamental para criar uma identidade no povo ludovicense bem como um sentimento que os habitantes da referida cidade criaram inconscientemente, o de singularidade em relação aos outros habitantes do Brasil, sendo eles superiores por serem herdeiros legítimos do legado grego em solo brasileiro. Isso só foi possível com a criação e difusão no imaginário coletivo local de que São Luís era verdadeiramente a Atenas Brasileira, o que foi legitimado pela intelectualidade não só maranhense, mas também pela brasileira. Nesse resgate histórico, veremos como a invenção de uma tradição pode mudar uma sociedade, sendo essa afetada em seus mais diversos âmbitos, como o político, cultural, econômico entre outros. |
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METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento do trabalho, nos apoiaremos em leituras que tratam o tema proposto, não só a produção historiográfica, como também a sociológica, psicológica, econômica, antropológica e literária, uma vez que essa imagem de São Luís perpassa por todas essas áreas, pois não apenas historiadores eram os atenienses que fizeram da cidade a Atenas Brasileira, tendo sido estudada essa imagem pelos mais diversos estudiosos das mais diferentes áreas. Os intelectuais que deram margem à construção do tema proposto para estudo advinham de todas as áreas do conhecimento. Trabalhamos também com documentos da época em que se criou tal imagem tentando entender melhor o momento histórico ao qual essa imagem estava inserida. Os documentos são tanto oficiais encontrados em arquivos públicos, como jornais, já que pensamos serem estes, não só meros meios de comunicação de massa, mas também espelhos das sociedades às quais fazem parte. |
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RESULTADOS:
O momento histórico em que foi criada a imagem estudada nos diz muito, pois o bom momento econômico do estado possibilitou que os mais abastados dessem uma boa educação aos seus filhos, indo esses estudar na Europa ou no Rio de Janeiro. Ao voltarem para a cidade de São Luís, produziam obras de grande importância não só para o estado, como também para o Brasil. Esse conjunto de intelectuais se autoproclamaram os atenienses brasileiros, o que foi legitimado pela intelectualidade nacional, tendo sido criado o nome de Grupo Maranhense para o conjunto de pessoas que faziam parte do mesmo. Com a criação desse título, aos poucos os ludovicenses foram criando um sentimento de singularidade com relação aos outros brasileiros, sendo eles superiores, por serem os legítimos atenienses brasileiros, não só os intelectuais, mas todos os que aqui estavam. Esse título foi apropriado diversas vezes desde sua criação, tendo sido duas as mais importantes, sendo a primeira no final do século XIX, quando alguns intelectuais fundaram a AML, Academia Maranhense de Letras, para adquirir um status quo na sociedade em que estavam inseridos, e a segunda em meados do século XX por um candidato ao governo do estado, que usou seu lado literário, por ser membro e presidente da AML, para legitimação de seu poder político, dizendo ser necessário um literato para governar o estado, uma vez que a cidade de São Luís é a Atenas no Brasil, sendo que muitas vezes, a capital é tomada por todo o estado. |
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CONCLUSÕES:
Depois do exposto, chegamos à conclusão de que São Luís chegou à condição de Atenas Brasileira em conseqüência do vigor da economia local em meados do século XIX, quando as famílias mais ricas mandavam seus filhos estudarem em partes mais desenvolvidas do mundo. Logo após sua criação, o sentimento de singularidade invade o imaginário coletivo local estando esse até hoje inserida na sociedade ludovicense. Concluímos também que a imagem estudada foi repetida vezes usadas para os mais diversos fins pelos mais diferentes grupos sociais locais, sendo as duas apropriações mais emblemáticas feitas uma no final do século XIX e a outra em meados do século XX, e que hoje, a imagem ainda existe, porém com menos vigor. |
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Palavras-chave: São Luís; Atenas Brasileira; apropriação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |