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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
USABILIDADE DE WEBSITES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE ESCOLAS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DE FORTALEZA – CE
Ivo Batista Conde 1 (ivoconde@gmail.com), Argeu Gurgel Herbster Neto 1, João Bosco Chaves 2, Vanessa de Carvalho Forte 2, José Rogério Santana 4, Hermínio Borges Neto 5 e Vânia Marilande Ceccatto 3
(1. Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará – Fortaleza CE – UECE; 2. Especialização em Informática Educativa – ESPIE/ Laboratório Multimeios /FACED – Universidade Federa; 3. Profa Dra Curso de Ciências Biológicas – Universidade Estadual do Ceará – Fortaleza – CE – UECE; 4. Doutorado em Educação Brasileira - Laboratório Multimeios /FACED – Universidade Federal do Ceará – F; 5. Prof. Dr. Laboratório Multimeios /FACED – Universidade Federal do Ceará – Fortaleza CE – UFC)
INTRODUÇÃO:
O uso de ferramentas computacionais em sala de aula têm alterado a perspectiva da utilização de softwares e websites para o ensino de ciências. O resultado dessas transformações é, obviamente, uma necessidade cada vez maior de se pensar e repensar o processo de ensino e aprendizagem. Enquanto as pressões sociais tornam necessário o contato do aluno com o computador em função do mercado de trabalho, os professores enfrentam um novo desafio para implantar, adequar ou utilizar na sua rotina de professor de ciências, as ferramentas disponíveis na Internet. Afinal, como usar o computador como um recurso didático integrado ao conhecimento discutido em sala-de-aula? O problema da informática educativa, na atualidade, não está somente em levar os recursos computacionais aos alunos, mas sim, em utilizar estes como meio para que os estudantes possam ter acesso a uma educação de qualidade. Nos últimos anos, com o crescimento explosivo do número de websites científicos, a usabilidade destes sites em sala de aula tornou-se um questionamento vigoroso por parte dos professores e usuários. Este trabalho visa analisar, pelo ponto de vista do professor ligado ao Laboratório de Informática Educativa (LIE), diversos aspectos do projeto de interação, usabilidade, interação, incluindo aspectos ergonômicos e de didática para o ensino de ciências, para entender a dinâmica da escolha de uma ferramenta para o professor.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em outubro de 2004. Vinte e oito professores, integrantes da rede pública e privada de ensino do município de Fortaleza, ligados à utilização do LIE em suas respectivas escolas, responderam questionários avaliativos onde foram atribuídas notas (1= muito ruim, 2=ruim, 3=regular, 4=bom, 5=muito bom) a diversos aspectos da interação com websites de ciências. Os critérios para a escolha destes sites serão descritos posteriormente. Foram avaliados oito websites de ciências, de órgãos públicos e particulares, nacionais e estrangeiro: (A) portal terra (www.terra.com.br/criancas/ciencias.htm); (B) CDCC-USP (www.cdcc.sc.usp.br) (C) PCARV (www.pcarv.pro.br); (D) Estação Ciência – USP (www.eciencia.usp.br/site_2004); (E) Ciência em Casa (http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt); (F) Tryscience (http://www.tryscience.org; (G) http://portalweb02.saude.gov.br/saude); (H) BioMania (http://www.biomania.com.br); (I) Ciência Hoje na Escola (www2.uol.com.br/cienciahoje/che.htm). Diferentes aspectos da interação do usuário e sua usabilidade no ensino de ciências foram avaliados: interatividade, necessidade de mediador para uso em sala-de-aula, navegabilidade, ergonomia, auto-avaliabilidade (questionários, perguntas, enquetes sobre os conteúdos); tempo de carregamento na tela; riqueza de conteúdo ligado aos Parâmetros Curriculares Nacionais; riqueza de informações científicas; auto-ajuda a pais e professores; links desabilitados; presença de bugs e nota de aceitação geral.
RESULTADOS:
Após a devolução dos questionários preenchidos, os dados foram tabelados e analisados. Comparou-se as médias das notas dos professores aos quesitos apresentados, incluindo-se o desvio-padrão (o maior desvio-padrão obtido foi de 0,5 no universo de notas de 1-5). De acordo com as condições experimentais apresentadas, os cinco sites melhor classificados, foram apresentados em ordem decrescente, (da maior para a menor nota, da esquerda para a direita). As legendas encontram-se no ítem metodologia. São eles: interatividade: FBEAD; mediação: BCAEH; navegabilidade: FEGAH; ergonomia: GEABD; auto-avaliação: BEACD; carregamento em tela: EHGCB; conteúdo PCN: AEHBG; informação científica: HDBEF; notas pais e professores: BDCAI; links desabilitados: GHBAC; bugs: DBCAE e aceitação geral: EAFBD. Alguns comentários negativos mais comuns verificados nos questionários foram: leitura e conteúdo científico pouco didático (inadequação para uso no ensino fundamental), falta de atividades lúdicas, textos longos ou curtos demais, falta de contextualização de uso didático, dificuldade de localização dos conteúdos. Os comentários positivos incluíram a variedade de projetos científicos apresentados, laboratórios virtuais, links de ciência e tecnologia significativos. Sites mais elogiados nos comentários foram Estação Ciência – USP (D), pelo rico conteúdo científico e experimental e Terra-Crianças pela variabilidade de temas. TryScience (F) foi bem avaliado em termos de interatividade e navegabilidade.
CONCLUSÕES:
Os professores de ciências poderiam ser classificados como usuários definidos, como o são as informações e conteúdos de ciências. Portanto, sua busca é específica. Neste trabalho, onde foi necessário analisar e avaliar os websites de ciências, verificou-se nos resultados e discussões, que o professor do LIE recorre à sua própria formação, buscando seus próprios referenciais internos, imaginativos e preconceitos. Dessa forma, buscamos apresentar os resultados em grupos, devido ao forte componente abstrativo e psicológico, na avaliação de websites (como revelado pelos trabalhos de Nielsen). Neste trabalho, foi possível concluir que, para o uso dos websites no ensino de ciências, a informação é o tema central. Todos os sites nesta pesquisa apresentam páginas interessantes, com visual atraente, entretanto, alguns foram pouco cotados. Como relatado por Spool, não existem evidências que o projeto gráfico ajude o usuário a encontrar as informações específicas em um website, além de que, a abundância de links textuais mostraram-se fundamentais para encontrar os temas. Bugs, animações, links desabilitados e banners comerciais são considerados irritantes. Verificou-se que os sites mais bem colocados nos quesitos são informativos, específicos, de programa gráfico reduzido como o BioMania e Terra-Crianças. O papel do professor de ciências e usuário da Internet, necessita ser revisto à luz das potencialidades e características das ferramentas computacionais das quais passa a dispor.
Instituição de fomento: FUNCAP, CNPq
Palavras-chave:  website; usabilidade; informática educativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005