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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural | ||
EDUCAÇÃO RURAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO COLIBRI EM RIO BRANCO/AC – UM ESTUDO DE CASO | ||
Jailene Ribeiro Soares 1 (jailenesoares@yahoo.com.br) e Cristina Jasbinschek Haguenauer 2 | ||
(1. União Educacional do Norte - Uninorte; 2. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na escola rural Sebastião Pedrosa de Carvalho, localizada no Projeto de Assentamento Colibri, no município de Rio Branco, Acre. O estudo de caso teve como objetivo investigar as causas de sucesso dos programas educacionais implantados no assentamento; as propostas dos programas com relação a educação, organização social, política e economia; e as respostas que a comunidade tem dado a esses programas. Esta pesquisa ganha relevância por o Acre ser um estado em que a maior parte de suas escolas são rurais e haverem poucos registros de estudos sobre a educação rural no Estado. |
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METODOLOGIA:
A opção metodológica deste estudo foi por uma abordagem qualitativa, descritiva analítica, do tipo estudo de caso. Fez-se pesquisa bibliográfica nos acervos de teses da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Acre, buscando traçar um breve histórico da educação rural no Brasil e no Acre. Foram consultadas outras fontes como artigos de revistas indexadas, sites e livros. Para a pesquisa documental, fez-se consulta no Conselho Estadual de Educação (CEE/AC) aos pareceres e fórum de Educação Rural, além de planos de políticas educacionais. Além de análises das propostas pedagógicas e dos relatórios dos programas realizados no assentamento. Para coleta de dados, foram entrevistados 13 técnicos e professores dos programas de educação formal - Telecurso 2000 e Pronera, e de educação não-formal - Projeto de Energia e Projeto Lumiar; e 34 moradores da comunidade atendidos pelos programas. |
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RESULTADOS:
Os resultados apontam que as conquistas em relação a Educação Rural no Brasil são decorrência de lutas ao longo da história e as bandeiras que foram defendidas. A expressão mais recente dessas lutas é o surgimento e consolidação do MST (Movimento dos Sem Terras), as garantias propostas na LDB nº 9394/96, e as políticas públicas voltadas para a qualidade de vida no campo, onde se destaca a educação. A história da educação rural do Acre se confunde com a própria história do Estado, marcada por conflitos sociais, políticos, culturais e econômicos relacionados, relacionados com os interesses e possibilidades da biodiversidade que se apresentam nessa região. No Assentamento Colibri estão em funcionamento os projetos educacionais Lumiar, Telecurso 2000, Energia e Biodigestão e Pronera, realizados em parceria com diversas instituições. Os fatores favoráveis à implantação dos programas foram: infra-estrutura apropriada, agregação dos programas à atividade econômica, organização social e apoio estatal. Os fatores desfavoráveis foram: resistência da comunidade, baixa auto-estima dos alunos, despreparo dos professores e a distância da cidade. Os programas tiveram resultados significativos, como melhoria da qualidade de vida, aumento da produção, maior sociabilidade e saúde. |
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CONCLUSÕES:
Os resultados apontam que a ação educacional produz mais resultados quando está agregada a outras ações significativas, como produção, economia e organização social; e quando os objetivos da proposta educacional correspondem aos anseios da comunidade. Em comunidades rurais, a participação dos professores no cotidiano da comunidade interfere significativamente nos resultados dos programas. São apresentadas recomendações para reformulação e implementação de práticas educativas significativas no meio rural, em que instituições e comunidades dialogam juntam, como forma de promover a sustentabilidade, o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos que vivem no campo. |
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Palavras-chave: Educação Rural no Brasil; Educação Rural no Acre; Programas Educacionais. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |