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F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes | ||
CULTURA E CIÊNCIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO HISTÓRICO DA CULTURA CORPORAL/ESPORTE/ LAZER NO ENSINO SUPERIOR DA BAHIA | ||
Rafael Bastos Costa de Oliveira 1 (leeroycosta@yahoo.com.br) e Maria Cecília dePaula Silva 1 | ||
(1. Departamento de Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA.) | ||
INTRODUÇÃO:
A pesquisa investiga a produção de conhecimentos históricos-sociais das culturas corporal/esporte/lazer e a constituição da Educação Física, oportunizando o levantamento das fontes, catalogação, sistematização e divulgação de conhecimentos que retratam este campo na Bahia/Salvador relacionando este conhecimento com o mundo do trabalho, nas instituições de ensino superior. Organizar a catalogação e acesso a fontes historiográficas e ao acervo bibliográfico levantado, concernentes aos saberes que participam e dão sustentação e sentido ao campo de conhecimento e de intervenção da Educação Física, Esporte e Lazer. Justifica-se por contribuir na afirmação deste conhecimento das culturas corporais/esporte e lazer como acervo histórico da humanidade, traço de identidade da cultura brasileira, patrimônio histórico que constitui e fundamenta este campo de conhecimento. O período justifica-se pela caracterização a partir das relações concretas da materialidade social, iniciando em 1973, quando surge o primeiro curso de Educação Física da Bahia (UCSAL) até hoje com dezoito (18) instituições de ensino superior de Educação Física no Estado. Mostra-se relevante por contribuir para o levantamento, preservação e divulgação fontes documentais e orais que testemunhem a História da Educação Física, do esporte e Lazer em Salvador. |
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METODOLOGIA:
Tratando-se de uma pesquisa histórica, utilizamos, sobretudo, fontes primárias e secundárias, obtidas, principalmente, nos arquivos da Biblioteca Central do Estado da Bahia; Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia e Arquivo Público Municipal. Fizemos também um levantamento da legislação, a partir da Coleção das Leis da Bahia e dos boletins escolares., os conflitos, o trabalho, as sistematizações e as mudanças ocorridas ao longo da história. Rasteamos fontes, primárias e secundárias, como: - coleção de leis do Estado da Bahia e dos órgãos legislativos superiores da Colônia e do Império; - Documentos dos Órgãos Públicos responsáveis pela administração escolar e central; - Acervos públicos Estaduais, municipais e escolares, com mapeamento dos registros oficiais; - Fontes iconográficas; Imprensa; Acervos pessoais disponibilizados em Museus; Fontes secundárias: obras de divulgação científica e cultural, comentários de manuais escolares, compilações e etc. Catalogação temática e cronológica. O levantamento e a catalogação proposta baseou-se em critérios temáticos e cronológicos de organização. Além destes documentos, lançamos mão da história oral temática por considerar que ela oportuniza a constituição e fundamentação desta área do conhecimento como acervo histórico da humanidade, traço de identidade e expressão da cultura brasileira, portanto, seu patrimônio histórico. |
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RESULTADOS:
• Rastreamento e tratamento catalográfico das fontes documentais; • Interpretação da Educação Física no processo e adaptação do sistema educacional público e privado do ensino superior baiano às exigências legais, de 1973 até o momento atual; • Constatação da escassez de fontes escritas (documentos e registros) para auxiliar neste registro histórico; • Rastreamento e registro de pessoas que ajudaram a produzir a história dos cursos superiores de educação física na Bahia e de sua constituição como campo acadêmico/científico, para aprofundamento do estudo em outras pesquisas; • Modificação progressiva da concepção de Educação Física como prática social e parte dos conhecimentos indispensáveis para se entender a sociedade como totalidade; • Confecção de relatório de pesquisa e de exposições fixas a partir das temporárias; • Pouca consideração ao que diz respeito à produção cultural do povo brasileiro, especialmente as de origem indígena e afro-brasileira; • Predominância curricular da cultura européia/ norte-americana referentes à cultura corporal, esportiva e de lazer; • Implementação e funcionamento do grupo de estudo, de oficinas e núcleo pedagógico; • Já existe em alguns currículos das instituições de ensino superior na Bahia, a disciplina Capoeira. . • Falta da disciplina História da cultura corporal, esporte e lazer no currículo do curso de Educação Física da UFBA, referência para os demais cursos do Estado da Bahia, embora seja a segunda a ser criada. |
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CONCLUSÕES:
Podemos concluir que existe na Bahia uma carência no que diz respeito ao estudo histórico, sistematizado e catalogado das manifestações da cultura corporal, Educação Física, Esporte & Lazer. Constatamos o pouco tratamento pedagógico e científico das instituições de ensino superior à cultura brasileira produzida pelos povos indígenas e afro-brasileiros e largamente utilizados pela maioria da população. Neste sentido, necessitamos de se empreender estudos acadêmicos/ científicos e pedagógicos a respeito deste rico acervo cultural que está sendo marginalizado do espaço das letras, desconsiderado pela ciência e pela educação como importantes elementos culturais e de identidade de nosso povo. Em contrapartida a esta carência é possível detectar, através de idas a campo, entrevistas, visitas as instituições de ensino superior e acervos públicos de Salvador e do Estado, que existe uma riqueza de manifestações destas práticas culturais populares, a exemplo a Capoeira, Samba de Roda, Maculelê, Baião, juntamente com a realização de outras atividades da cultura corporal,como os esportes,que precisam ser pesquisados,catalogados, sistematizados e publicados. Importa, pois ampliar a pesquisa histórica em relação a estas manifestações na Bahia de forma a contribuir com o acúmulo de futuras fontes de pesquisa e abertura de programas de Pós-graduação em Educação Física no Nordeste do Brasil. Este é uma importante campo que precisa ser ampliado e aprofundado. |
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Instituição de fomento: PIBIC/UFBA | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: História cultura corporal;esporte;lazer; educação física e mundo do trabalho; EnsinoSuperior e cultura corporal. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |