|
||
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes | ||
CULTURA E CIÊNCIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO HISTÓRICO DA CULTURA CORPORAL/ESPORTE/ LAZER NOS SISTEMAS DE ENSINO PRIVADO E PÚBLICO DA BAHIA. | ||
Patrícia Valéria Melo Carteado de Olveira 1 (patmelo@yahoo.com.br), Eraldo Brito Santos 1 e Maria Cecília de Paula Silva 1 | ||
(1. 1 Universidade Federal da Bahia – UFBA) | ||
INTRODUÇÃO:
A pesquisa investiga a produção de conhecimentos históricos-sociais das culturas corporal/esporte/lazer e a constituição da Educação Física, oportunizando o levantamento das fontes, catalogação, sistematização e divulgação de conhecimentos que retratam este campo na Bahia/Salvador relacionando este conhecimento com o mundo do trabalho, no sistema educacional privado e público. Organizar a catalogação e acesso a fontes historiográficas e ao acervo bibliográfico levantado, concernentes aos saberes que participam e dão sustentação e sentido ao campo de conhecimento e de intervenção da Educação Física, Esporte e Lazer. Justifica-se por contribuir na afirmação deste conhecimento das culturas corporais/esporte e lazer como acervo histórico da humanidade, traço de identidade da cultura brasileira, patrimônio histórico que constitui e fundamenta este campo de conhecimento. O período justifica-se pela caracterização a partir das relações concretas da materialidade social, iniciando em 1973, quando surge o primeiro curso de Educação Física da Bahia (UCSal) até hoje com dezoito (18) instituições de ensino superior de Educação Física no Estado. Mostra-se relevante por contribuir para o levantamento, preservação e divulgação fontes documentais e orais que testemunhem a História da Educação Física, do esporte e Lazer em Salvador. |
||
METODOLOGIA:
Tratando-se de uma pesquisa histórica, utilizamos, sobretudo, fontes primárias e secundárias, obtidas, principalmente, nos arquivos da Biblioteca Central do Estado da Bahia; Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia e Arquivo Público Municipal. Fizemos também um levantamento da legislação, a partir da Coleção das Leis da Bahia e dos boletins escolares, os conflitos, o trabalho, as sistematizações e as mudanças ocorridas ao longo da história. Rasteamos fontes, primárias e secundárias,como: – Coleção de leis do Estado da Bahia e dos órgãos legislativos superiores da Colônia e do Império; – Documentos dos Órgãos Públicos responsáveis pela administração escolar e central; – Acervos públicos Estaduais, municipais e escolares, com mapeamento dos registros oficiais; – Fontes iconográficas; Imprensa; Acervos pessoais disponibilizados em Museus; – Fontes secundárias: obras de divulgação científica e cultural, comentários de manuais escolares, compilações e etc. Catalogação temática e cronológica. O levantamento e a catalogação proposta basearam-se em critérios temáticos e cronológicos de organização. Além destes documentos, lançamos mão da história oral temática por considerar que ela oportuniza a constituição e fundamentação desta área do conhecimento como acervo histórico da humanidade, traço de identidade e expressão da cultura brasileira, portanto, seu patrimônio histórico. |
||
RESULTADOS:
• Rastreamento e tratamento catalográfico das fontes documentais; • Interpretação da Educação Física no processo e adaptação do sistema educacional público e privado baiano às exigências legais, de 1973 até o momento atual; • Constatação da escassez de fontes escritas (documentos e registros) para auxiliar neste registro histórico; • Rastreamento e registro de pessoas que ajudaram a produzir a história da educação física nas instituições privadas e públicas da Bahia e de sua constituição como campo acadêmico/científico, para aprofundamento do estudo em outras pesquisas; • Modificação progressiva da concepção de Educação Física como prática social e parte dos conhecimentos indispensáveis para se entender a sociedade como totalidade; • Confecção de relatório de pesquisa e de exposições fixas a partir das temporárias; • Pouca consideração ao que diz respeito à produção cultural do povo brasileiro, especialmente as de origem indígena e afro-brasileira; • Predominância curricular da cultura européia/norte-americana referentes à cultura corporal, esportiva e de lazer; • Implementação e funcionamento do grupo de estudo, de oficinas e núcleo pedagógico; • Já existe em alguns instituições públicas e privadas de ensino da Bahia o trato com a Capoeira como escolinhas esportivas e não como conteúdo curricular da Educação Física; • constatou-se que o conteúdo das aulas de Educação Físicas na maioria das referidas instituições estão vinculados com o trato dos esportes institucionalizados meramente, sem oportunizar outras formas de vivências corporais aos estudantes. |
||
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que existe na Bahia uma carência no que diz respeito ao estudo histórico, sistematizado e catalogado das manifestações da cultura corporal, Educação Física, Esporte & Lazer. Constatamos o pouco tratamento pedagógico e científico das instituições de ensino público e privado à cultura brasileira produzida pelos povos indígenas e afro-brasileiros e largamente utilizados pela maioria da população. Neste sentido, necessitamos de se empreender estudos acadêmicos/científicos e pedagógicos a respeito deste rico acervo cultural que está sendo marginalizado do espaço das letras, desconsiderado pela ciência e pela educação como importantes elementos culturais e de identidade de nosso povo. Em contrapartida, a esta carência é possível detectar, através de idas a campo, entrevistas, visitas as instituições de ensino superior e acervos públicos de Salvador e do Estado, que existe uma riqueza de manifestações destas práticas culturais populares, a exemplo da Capoeira, do Samba de Roda, do Maculelê, do Baião, juntamente com a realização de outras atividades da cultura corporal, como os esportes, que precisam ser pesquisados, catalogados, sistematizados e publicados. Importa, pois ampliar a pesquisa histórica em relação a estas manifestações na Bahia de forma a contribuir com o acúmulo de futuras fontes de pesquisa e abertura de programas de Pós-graduação em Educação Física no Nordeste do Brasil. Este é um importante campo que precisa ser ampliado e aprofundado. |
||
Instituição de fomento: PIBIC/UFBA | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: História;cultura corporal; esporte; Lazer; Educação Física; Ensino Público e Privado;. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |