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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
OLHAR DOS EGRESSOS: POTENCIAL PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PARA O PLANEJAMENTO NA UNIVERSIDADE
Orlando Nobre Bezerra de Souza 1 (Prof. Dr. / orlandos@ufpa.br), Viviane Cardoso da Silva 2 e Lenise Maria da Silva Ferreira 3
(1. Departamento de Administração e Planejamento da Educação - UFPA; 2. Pedagogia, Universidade Federal do Pará - UFPA; 3. Docência do Ensino Superior - Centro de Educação - UFPA)
INTRODUÇÃO:
O debate sobre os processos avaliativos tomou na última década grande importância no campo educacional mundial, em especial a partir das proposições dos organismos multilaterais e das orientações estabelecidas pela agenda governamental, no plano nacional. A produção acadêmica que emerge deste cenário, procurou elaborar a análise crítica e interpretativa em relação às medidas efetivadas nos processos avaliativos, em especial nos anos 90, com a reforma do estado, assim como dar conta dos desafios para implementá-la como um dos pressupostos de gestão, a partir de concepções, vivências democráticas e de resistência que apontavam para práticas alternativas. No entanto, não se pode negar que, no caso brasileiro, as posturas hostis e de rejeição têm demarcado a concretização de proposições avaliativas nos planos interno e externo das universidades. A não aderência tem uma forte hipótese explicativa, dentre outras, pelas formas de implementação dos processos avaliativos, que na maioria se apresentaram como imposição dos organismos estatais, com uma visão hierarquizante e o mais contundente é a concepção subjacente aos mecanismos de sua efetivação de cunho produtivista e punitivo. O objetivo da pesquisa foi levantar as definições globais relativas ao estudo de egressos, em especial nos documentos e textos veiculados nas discussões pós-LDB (9394/96), para contribuir na elaboração de um quadro referencial teórico que possa servir de subsídio para estudos e desdobramentos posteriores.
METODOLOGIA:
Tomada à compreensão de egresso, este texto é uma pesquisa teórica que envolverá discussões sobre a graduação A metodologia que encaminhou a reflexão tomou a pesquisa bibliográfica como perspectiva inicial ao realizar o levantamento dos estudos sobre avaliação institucional, através da compilação e leitura de materiais escritos, para extrair referências teóricas sobre a questão dos egressos de cursos de graduação. A outra etapa complementar foi a pesquisa documental que se concentrou em analisar aspectos teóricos e normativos concernentes à investigação, com o intuito de perceber concepções, posições e orientações subjacentes às fontes consultadas.
RESULTADOS:
A partir desta investigação compreendemos que a universidade como centro de produção de conhecimentos científicos e de formação de quadros profissionais tem uma contextualização territorial e histórica, com atribuições e funções específicas na sociedade, devendo prestar-lhe contas de suas ações, o que garantiria sua manutenção e sobrevivência, ao revelar sua importância, angariando apoio social e continuidade dos projetos e perspectivas. Se o diálogo e a interação com a sociedade emergem do compromisso qualificado de procurar soluções e atuar em conjunto com outros setores para o enfrentamento dos problemas e necessidades, além de atendimentos aos anseios e expectativas, de largos extratos de população, a instituição cumpre de maneira cabal seu papel histórico. Se tal entendimento impacta nos processos de gestão imprimindo o compromisso em coordenar democraticamente a dinâmica institucional, a complexidade aumenta pela necessária incorporação de outras dimensões como a participação substantiva, transparência, universalidade, autonomia, visibilidade social, controle social, cultura pública, representação de interesses coletivos, planejamento, tomada de decisão e a avaliação. É de se ressalvar que no período estudado (1968-1995), as elaborações sobre avaliação, em 26 periódicos nacionais analisados, representaram percentuais de apenas 9,63% dentre os trabalhos expostos, sobre educação superior no Brasil, o que é bem pouco significativo, dentre o conjunto da pesquisa realizada.
CONCLUSÕES:
As aproximações sistematizadas, a partir de processos de investigação, podem representar um instrumento importante para esclarecer se as funções que os mecanismos de pesquisa, formação e desenvolvimento procuraram cumprir têm proporcionado a legitimação política, social e científica da instituição de educação superior na sociedade. O planejamento e a tomada de decisão se sustentaram sobre bases mais sólidas, não mais alicerçadas sobre idealizações e intuições vazias, e sim fundamentadas em informações que retratam posturas, compreensões, sentimentos, emoções e intenções coladas às trajetórias das pessoas que vivenciaram, por certo tempo a IES. Deve ser evidenciado, ainda, que as informações que emergirem dos contatos com os egressos não são isoladas, elas devem ser incorporadas as demais dimensões da organização. Ao ampliar os nexos podem tornar a visão de totalidade mais complexa e mais profunda, pela exposição mais amplificada e cristalina das faces da realidade institucional em seu contexto de inserção e influência com a riqueza das idéias postas por titulados que realizaram as atividades didático-pedagógicas, acadêmicas e as práticas implementadas, e que expressaram, com responsabilidade, coerência e ética sua visão sobre a organização que freqüentaram em uma parte de sua vida.
Palavras-chave:  Egressos; Educação Superior; Gestão.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005