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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
ACERVO COM EXEMPLARES DO CERRADO PARA UTILIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | ||
Patricia Maria Martins Napolis Rossete 1 (pnapolis@uol.com.br), Elitânia M dos Anjos 1, Lizarb Carolina Vilela 1, Gabriela Coutinho de Almeida 1 e Marcelo Santos de Oliveira 1 | ||
(1. Depto de Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT) | ||
INTRODUÇÃO:
Apesar da grande biodiversidade do bioma Cerrado, fatores antrópico continuam sendo a principal causa de destruição da fauna e flora. Com essa preocupação foi criado na Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Nova Xavantina – Mato Grosso, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) que adota o bioma Cerrado para práticas de Educação ambiental proporcionando à comunidade informações relevantes em relação ao seu meio, pluralizando o conhecimento sobre a temática ambiental. |
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METODOLOGIA:
O acervo é divido em três salas ambientes, onde são abordadas as diferentes temáticas, porém todas dando enfase a educação ambiental. São realizadas visitas periódicas ao Nucleo de Educação Ambiental agendadas antecipadamente de forma que são tratados os assuntos inerentes a tematica ambiental de forma contextualizada. Os agendamentos são necessarios para que os monitores possam organizar os roteiros de visitas. |
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RESULTADOS:
O acervo contendo exemplares locais nas áreas, da botânica, zoologia, geologia e paleontologia, sendo um espaço educativo de interação entre o ser humano e o meio ambiente, aponta a relevância que cada espécie representa para a sociedade em si, apresentando dados sobre a biodiversidade local através das visitas monitoradas ao acervo, favorecendo a melhoria no processo ensino - aprendizagem, através do contato direto com os elementos que nos cerca. O funcionamento do NEA é durante o período letivo, em média recebe-se mensalmente cerca sessenta pessoas, além de estudantes da Universidade, alunos da rede de ensino, turistas. Enfim o não existe um publico definido, porém a maior frequencia são de alunos das escolas publicas em que através do ensino formal abordamos a Educação Ambiental. |
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CONCLUSÕES:
Diante disso, faz-se necessário cada vez mais ações educativas e o NEA aparece como um facilitador despertando o interesse da população sobre as questões ambientais, desenvolvendo um senso crítico, ajudando na compreensão do meio ambiente, sensibilizando para mudanças de atitudes e comportamento em relação ser humano/natureza. |
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Instituição de fomento: Universidade do Estado de Mato Grosso | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Acervo; Educação Ambiental; Cerrado. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |