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B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia | ||
ESTUDO DE FALA E EXPRESSÃO FACIAL EM PERSONAGENS VIRTUAIS | ||
Dalmy Freitas de Carvalho Júnior 1 (dalmyjunior@yahoo.com.br), Suellen Paula Velho Moreno 1 e Gustavo Rodrigues Fernandes 1 | ||
(1. Depto. Ciências Exatas e Tecnologia, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH) | ||
INTRODUÇÃO:
A face e a fala humana são os principais elementos de comunicação e interatividade entre os seres humanos e têm fundamental importância na comunicação, pois através destes que é possível reconhecer indivíduos e seus pensamentos, e muitas vezes apenas com a fala é possível deduzir o estado de ânimo em que a pessoa se encontra. Ao modelar um rosto humano em três dimensões, temos que imprimir-lhe todas as suas sutis características. Além disso, os movimentos faciais mais simples não passam desapercebidos em uma animação, por exemplo, uma piscada de olho um pouco mais demorada que normal, um olhar mais demorado ou um movimento labial levemente fora de sincronismo com a voz do personagem são facilmente notados. Por essas e outras razões, a expressão facial humana tem sido um tema de investigação na comunidade científica, e em particular, a habilidade de modelar a face e a expressão facial é um desafio existente na área de engenharia. Este trabalho teve como propósito estudar o funcionamento dos sistemas capazes de sincronizar a fala com movimentos de uma face combinando à animação expressões faciais com a emoção do personagem, como: Video Rewrite, MikeTalk, Facade e FaceWorks e Talking Heads. |
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METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo de vários sintetizadores de voz, com o objetivo de entender seu funcionamento e construído um sistema que segmenta a fala e o vídeo de forma que estes quadros poderão se remontados, variando a expressão facial do personagem virtual, que seria responsável pelos movimentos referente à fala do personagem. O sistema foi implementado utilizando o MatLab e C++, através do paradigma de orientação a objetos. |
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RESULTADOS:
Neste trabalho foi desenvolvido um sistema de animação facial com sincronização de som. Esse sistema pode ser conceituado com um talking face. A fala do personagem é sintetizada através de um sistema TtS, sendo o conteúdo da fala obtido de um texto fornecido como entrada pelo usuário. A face no sistema é modelada através de um sistema baseado em quadros seqüenciais originando o vídeo. Entre os diversos tipos de sistemas de animação facial, existe uma classe importante de sistemas e que está ligada a este trabalho, que são os sistemas de animação facial que envolvem a sincronização da fala de um personagem com a animação da sua face através de uma seqüência de quadros de vídeo existente para automaticamente criar um novo vídeo com o mesmo contexto mas com uma nova trilha sonora. |
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CONCLUSÕES:
Animação facial é uma área importante na engenharia, cujos avanços de pesquisa influenciam diretamente nas várias aplicações, quando integrados a aplicações web, personagens talking face podem ser de grande utilidade. Exemplos de aplicações que podem se beneficiar desse recurso são ensino a distância, comércio eletrônico, jogos, dublagem de filmes, teleconferência, efeitos especiais e várias outras. |
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Instituição de fomento: Depto. Ciências Exatas e Tecnologia, Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: animação em tempo-real; personagem virtual; interação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |