|
||
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas | ||
A COMPLEXIDADE DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E DOS FALSOS COGNATOS EM LÍNGUA INGLESA TRABALHADOS EM SALA DE AULA | ||
Maria da Salete Nunes 1 (saletenunes@uol.com.br), Jean Francisco Gomes da Silva 1, Gercleide Gomes da Silva 1, Sandra Regina Soares de Oliveira 1, Anne Michelle Duarte da Costa 1, Selma Costa Bessa 1, Anibal de Souza Mascarenhas Filho 1, Micael Gomes da Costa 1, Regina Sheila Pulino de Araujo 1 e Edson Pereira da Silva 1 | ||
(1. Faculdade de Letras e Artes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) | ||
INTRODUÇÃO:
Espressões idiomáticas e falsos cognatos são tópicos bastantes complexos na aquisição da língua inglesa entre os alunos do ensino fundamental. Tendo em vista essa realidade foi elaborado um projeto visando a compreensão e internalisação de sentido desses dois assuntos. |
||
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no período de 17 de abril a 30 de abril de 2004 em turmas de 7ª e 8ª séries como uma das atividades do bimestre. As turmas foram divididas em grupos de três alunos, cada grupo trabalhou com três expressões e quatro falsos cognatos de sua livre escolha. Estes foram apresentados através de cartazes. Foram dadas orientações aos educandos para enfatizar a criatividade na elaboração dos pôsteres e nas apresentações para facilitar uma melhor compreensão dos conteúdos. |
||
RESULTADOS:
Houve um envolvimento considerável dos participantes que usaram desenhos, recortes e colagens para confecção dos cartazes. Alguns dos grupos fizeram pequenas peças de teatro tendo nos diálogos parte de sua pesquisa. Isso fez com que houvesse bastante empatia e interação entre os grupos que se apresentavam e os que assistiam. |
||
CONCLUSÕES:
Com o envolvimento dos alunos no processo das atividades foi possível observar que eles conseguiram absorver o sentido conceitual e prático dos conteúdos trabalhados com maior facilidade, dando oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios. |
||
Palavras-chave: Expressoes; Cognatos; Inglês. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |