IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CRIAÇÃO E O CRIADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA RECOMPENSADORA NO ENSINO DE NEUROANATOMIA HUMANA
Maria Inês Nogueira 1 (minog@usp.br), Cecília Sitamoto 1, Suguro Sitamoto 1, César Augusto Chirosa-Horie 1, Wilma Allemand 1 e Carmem Alice Perez 1
(1. Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - Brasil)
INTRODUÇÃO:
Com o objetivo de introduzir novas abordagens no processo de ensino aprendizagem de Neuroanatomia a estudantes de graduação da área de saúde do Instituto de Ciências Biomédicas, cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; adotaram-se os seguintes procedimentos:
METODOLOGIA:
Foi solicitado a grupos de 3-4 estudantes para produzir um modelo 3D geral do sistema nervoso e um outro modelo especifico, relacionados à sua área de especialização. Os modelos deveriam ser baseados no conteúdo teórico e prático ministrado em sala de aula, com o cadáver ou peças anatômicas, respeitando as relações topográficas e dimensões anatômicas. Foi incentivado o uso de criatividade na escolha do modelo e uso de materiais. Uma artista plástica e um engenheiro eletrônico do Programa 3a Idade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, participando como alunos, muito contribuíram na acessória aos estudantes quanto aos materiais.
RESULTADOS:
A diversidade de formas e riqueza de detalhes conseguidos pelos estudantes foi tão surpreendente que induziu a exibições em vários locais e eventos científicos. Estas exibições, em geral com monitoria dos alunos graduandos ou pós-graduandos, teve o propósito adicional de ilustrar aos estudantes como a criatividade e os esforços pessoais são importantes na solução de problemas e superação de dificuldades, a importância de seu caráter multidisciplinar, que constituem qualidade e situações comuns à sua vida profissional futura.
CONCLUSÕES:
O conhecimento imprescindível da anatomia e função do sistema nervoso para os profissionais da área de saúde, assim como seu envolvimento nas Artes e Ciência foi enfatizado, tanto aos estudantes como nas exposições. Também, se esclareceu que a despeito da rápida evolução na compreensão do sistema nervoso no século 20, tanto que os anos 1990-2000 foram chamados “A Década do Cérebro”, há ainda muitos desafios e questões a serem exploradas.
Avaliação do processo adotado, efetuada com o alunos e pessoas que atenderam as exposições, especialmente professores do ensino médio e fundamental público e privado, evidenciou seu caráter positivo e estimulou a elaboração de projeto de ensino similar nos anos seguintes para administração da disciplina de Neuroanatomia funcional, bem como elaboração de projeto de formação continuada de professores.
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Pró-Reitoria de Graduação USP - Comissão ICB-USP
Palavras-chave:  ensino multidisciplinar; ensino de ciências; neurociências.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005