IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
TIPIFICAÇÃO DE UNIDADES PRODUTIVAS (UPs) DE PEQUENOS AGRICULTORES DO VALE DO GUAPORÉ, MATO GROSSO
Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo 1 (rabaz@cpd.ufmt.br), Vicente Wagner dias Casali 2 e Ricardo Henrique da Silva Santos 2
(1. Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade FAMEV/UFMT; 2. Departamento de Fitotecnia / UFV)
INTRODUÇÃO:
Como a diversidade estrutural dos sistemas e soluções adotadas para enfrentamento dos problemas da produção é a estratégia básica dos agricultores tradicionais, suas realidades agrícolas só podem ser compreendidas a partir da sua enorme diversidade e considerando a amplitude dos valores dos indicadores descritivos desses sistemas. A abordagem da tipificação das unidades produtivas tem sido utilizada com freqüência porque permite o atendimento dessa condição apontada. Nessa perspectiva, com o objetivo de realizar descrição inicial de um conjunto de unidades produtivas dos municípios de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda, localizados no Vale do Guaporé, Estado de Mato Grosso, para definir indicadores relevantes para o aprofundamento da descrição dessas UPs, foi realizado esse trabalho.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados utilizando-se um guia de entrevistas previamente estabelecido que compreendia os seguintes aspectos relevantes das UPs: estrutura das Ups, estrutura e composição das famílias, procedimentos técnicos utilizadas, produção e produtividade dos cultivos e criações, aspectos conservacionistas e relacionados ao extrativismo. As entrevistas foram feitas com as famílias individualmente e posteriormente transcritas para um banco de dados relacional de forma a sistematizar as informações obtidas. A partir desse banco de dados foram calculados os indicadores que permitiram a análise fatorial pelo método dos componentes principais e a posterior análise de agrupamento para definir os agrupamentos-tipo.
RESULTADOS:
As UPs estudadas apresentam baixa variabilidade no que se refere à divisão em subsistemas, mas o uso desses subsistemas varia mais entre as UPs, Essas diferentes estratégias podem estar relacionadas ao fato das UPs se situarem em estágios diferenciados de seus ciclos de evolução, o que pode ser indicado pelos valores dos indicadores relacionados com matas e capoeiras. Os indicadores relacionados à pecuária apresentam menores variações que os relacionados à produção vegetal, indicando ser essa uma atividade com maior uniformidade tecnológica. As diferenças de produção apresentadas pelas UPs estão mais relacionadas às diferenças nas áreas plantadas que propriamente no padrão tecnológico. As diferenças entre gêneros no que se refere à utilização de mão-de-obra são menores que as relacionadas à contratação de mão-de-obra externa à família. A análise dos fatores retornados da análise fatorial permitem determinar que os indicadores relacionados com a ocupação do território dentro da UP, com a disponibilidade de força de trabalho e com a produção dos alimentos básicos são os mais importantes para descrição das UPs.
CONCLUSÕES:
Dos resultados obtidos conclui-se que as atividades dos agricultores se constituem em complexos (atividades altamente relacionadas umas com as outras) dentro das unidades produtivas. Assim, os cultivos dos alimentos básicos, especialmente milho, feijão, banana, café e arroz estão relacionados entre si, como pode ser visto nas correlações entre esses indicadores. Por outro lado, os agricultores que se dedicam aos cultivos agrícolas mencionados não são os mesmos que se dedicam à pecuária, indicando alguma especialização das unidades produtivas, conforme as correlações negativas entre área ocupada por pastagens plantadas e as atividades de agricultura. Entretanto, deve ser investigada com maior profundidade a relação existente entre esses complexos de atividades: o da produção de alimentos básicos e o da pecuária. Há correlação positiva e significativa entre o percentual da área da propriedade ocupada pelo horto doméstico e a taxa de lotação das pastagens, indicando contribuição de uma dessas atividades sobre a outra. Esse tipo de interação é encontrado em condições de pequena produção.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT
Palavras-chave:  tipificação; sistemas agrícolas; Vale do Guaporé.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005