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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
CRESCIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR COMO CONSEQÜÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM PROJETO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA. | ||
Haroldo Lima Campos Filho 1 (haroldofisica@bol.com.br), Artur Henrique De Oliveira Silva 1, Henrique Sangelys Lustosa Autran 1, Vivânia Sampaio Da Silva 1, Nodja Maria Holanda Cavalcanti Guimarães 1, Carlos Roberto Lima 1, Alexsandro Machado Mourão 1, Daniel De Miranda Pinto De Castro 1, Marília Lovatel Pena 1 e Francisca Eliene Sobral 1 | ||
(1. Organização Educacional Farias Brito) | ||
INTRODUÇÃO:
Desenvolvemos um projeto de iniciação à pesquisa científica ( FB Scientia ) da organização educacional farias brito que tem como finalidade estimular o espírito investigativo do aluno e a busca por soluções que beneficiem a sociedade. De forma que durante a participação dos alunos nesse projeto, percebemos uma relevante mudança no rendimento escolar. Portanto queremos mostrar como um projeto de iniciação à pesquisa científica leva os alunos à melhorar seu rendimento escolar, facilitando o processo ensino- aprendizagem. |
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METODOLOGIA:
No início do projeto realizamos um fórum para alunos de 8ª série do ensino fundamental e 1ºe2ºanos do ensino médio, onde discutimos o que é pesquisa científica e qual a sua importância para a sociedade. Em seguida realizamos uma seleção por meio de redação e entrevista. Os aprovados foram separados em diferentes linhas de pesquisa ( bioética, energia alternativa, nutrição, recursos hídricos e mídia). No primeiro momento, os alunos passaram a fazer pesquisas sobre suas respectivas linhas, na qual foi indicada uma lista de livros pelos professores orientadores. Periodicamente, fazia-mos reuniões para saber como estava a leitura e a interpretação dos livros fazendo um paralelo com as reais condições sociais e naturais do nordeste. A busca por informações em campo (fábricas, empresas, CEASA) e entrevistas com técnicos, também foi de grande importância para despertar a criticidade desses alunos. No segundo momento, os alunos foram orientados a como elaborar um projeto. Por fim, montamos um segundo fórum, onde os alunos apresentaram, como resultado de suas pesquisas, seus projetos que foram avaliados pelos professores orientadores. |
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RESULTADOS:
Verificamos no decorrer da pesquisa que houve um interesse maior por parte dos alunos, tanto dentro das linhas de pesquisa aqui já citadas, quanto em relação às disciplinas regulares de sala de aula, quando os mesmos passaram a buscar mais informações sobre as suas respectivas linhas. Observamos também que os alunos estavam mais atentos as aulas, mostrando mais disciplina e interesse pelos estudos. Fazendo um acompanhamento bimestral, verificamos que houve um crescimento quantitativo de 70% das médias de algumas disciplinas, principalmente àquelas ligadas às linhas de pesquisa do projeto. Em língua portuguesa, muitos alunos melhoraram suas notas, tendo em vista que existia uma preocupação em redigir melhor os relatórios. Por meio de gráficos e tabelas, pegando como base as notas dos alunos do FB Scientia (ano 2003 e 2004) através do centro de processamento de dados da escola, observamos um significativo progresso intelectual. Dessa forma, o rendimento escolar evoluiu gradativamente de 2003 para 2004, fazendo, inclusive, com que alunos que ficaram em recuperação em 2003 passassem por média em 2004, recuperando a confiança e auto estima dos mesmos, além de torna-los mais dinâmicos e conscientes do seu papel na sociedade. |
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CONCLUSÕES:
Considerando que para o processo ensino- aprendizagem fluir, se faz necessário também, que se crie condições para que o aluno sinta interesse em aprender, de tal forma que o mesmo possa buscar ferramentas de pesquisa que o levem a ter não só um histórico escolar satisfatório, mas também um crescimento pessoal e social, podemos entender que a sociedade só tem a ganhar, pois alunos com esse perfil deverão atuar no meio social de forma mais crítica, eficiente e competente. Com o crescimento do rendimento escolar, somos levados a acreditar, que o projeto de iniciação a pesquisa científica contribuiu notoriamente para que o aluno despertasse o interesse pelos estudos. Levando em conta que no período de 2002 a 2003 não tivemos o FB Scientia, e comparando as notas deste período com as do período de 2004 , verificamos que no primeiro intervalo o rendimento foi menor do que o posterior. Ou seja, pesquisa científica nos leva a um grande avanço intelectual. |
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Palavras-chave: FB Scientia; Rendimento Escolar; Inicição à Pesquisa. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |