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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
INFORMÁTICA NO SETOR PÚBLICO - DIFICULDADES E SOLUÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO
Jaime Fontes Vasconcelos 1 (jfontes@brturbo.com.br) e Andreia Cristiane Stanger 2
(1. Graduando do Depto. de Sistemas de Informação, Universidade Federal do Acre-UFAC; 2. Prof. Msc. Depto.de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Acre-UFAC)
INTRODUÇÃO:
A problemática da administração pública deve ser analisada e criticada, devido a sua complexidade, objetivando propor novos caminhos e meios administrativos, com o objetivo de facilitar a intrincada tarefa da gestão de recursos da Tecnologia da Informação (TI). Os administradores desses recursos tão modernos sofrem, além dos fatores exógenos, as imposições internas que dificultam ainda mais o cotidiano administrativo. Diferentemente das organizações privadas bem planejadas e estruturadas, nos órgãos públicos ocorre uma determinada lentidão na tramitação dos recursos e processos, e a conseqüente inconsistência dos resultados obtidos. O setor público é portador de uma tradição burocrática e sua organização é baseada numa estrutura funcional estanque e fragmentada, tanto em termos da forma de organização, como em termos dos objetivos pretendidos. Refletindo a estanqueidade e verticalidade da estrutura da administração pública atual, os problemas analisados, estão apresentados como hipóteses, com intuito de fundamentar a preocupação disposta, já que se trata de bens materiais, do erário público. Para diagnosticar as dificuldades da gestão da Informática Pública (IP), destacam-se alguns fatores chaves, abordados na metodologia, tentando disponibilizar um relatório essencial para os administradores do setor, objetivando facilitar a problemática da administração da Informática Pública.
METODOLOGIA:
A natureza dessa pesquisa é considerada aplicada à gestão pública e tem caráter exploratório e qualitativo. O conteúdo base da pesquisa foi obtido sob a forma de questionários aplicados aos analistas e técnicos da área de informática do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, numa população de 45 pessoas colhendo uma amostra de 30% deste total; as entrevistas foram direcionadas aos seus respectivos administradores; e uma vivência no ambiente pesquisado sobre um período contínuo de seis meses. A priori foi dado início a vivência, objetivando validar o princípio fundamental do julgamento, onde, conceitua-se que se devem obter três visões do problema, sendo duas delas sob os pontos de vista das partes, e um terceiro sobre a visão de uma testemunha inerte ao problema. Ao final desse passo foram utilizados questionários e entrevistas elaborados sobre análise criteriosa, visando coletar dados concretos que servissem de base para atribuições estatísticas. Na entrevista foi utilizado um gravador e um roteiro básico das questões interrogadas. O roteiro e o questionário foram elaborados de forma a se constituir o perfil da repartição e enfatizar os seguintes problemas analisados diagnosticando assim as dificuldades: a influência política, falta de treinamento especializado, dificuldade na disponibilização de recursos financeiros, burocracia, treinamento básico do usuário final e a insuficiência da estrutura de trabalho adequada. Todos adotados como hipóteses para dar forma à pesquisa.
RESULTADOS:
Os resultados apresentados confirmam as hipóteses apontadas como problemas na gestão da Informática Pública. Considerando uma população de profissionais, onde foi recolhida a amostra para um melhor diagnóstico. A população estudada tem como característica um nível de aprendizado caracterizado entre nível superior incompleto a completo, e trabalham na instituição de quatro a oito anos, qualificando assim os resultados obtidos. Na análise, notou-se que existe uma enorme dificuldade na disponibilização de recursos financeiros para a aplicação em projetos, planejamentos e até para as atividades. A ausência de investimento é o principal motivo e geram outros problemas já apontados como a falta de capacitação especializada, a educação e treinamento básico dos usuários finais. A carência de treinamento ao usuário final torna difícil o gerenciamento das atividades internas e a aplicação de novas tecnologias, devido à resistência existente nesses usuários. Sobre a influência política no poder público, pode-se destacar a observação feita por um técnico, confirmando uma das hipóteses. Segundo ele, se houvesse mais compromisso com o trabalho e menos preocupação com cargos e partidarismo político, talvez houvesse mais desenvolvimento. A insuficiência da estrutura de trabalho adequada afeta bastante as atividades na Informática Pública, os profissionais não encontram um ambiente confortável e não prejudicial, gerando um desestímulo ao efetuar suas atividades.
CONCLUSÕES:
A identificação das necessidades de investimento, formação e capacitação são requisitos para a elaboração de uma arquitetura de informação capaz de consubstanciar as diretrizes da política. Sob esta perspectiva, fundamentando-se nos resultados obtidos, as bases tecnológicas disponíveis na administração pública constituem condição necessária, ainda que não suficiente, para a efetivação da gestão pública da informática. Diante disso, a reafirmação da vigência de uma Informática Pública requer a consideração dos seguintes pontos: sugerir análise dos usuários quanto à sua capacitação; examinar a formação dos técnicos; qualificação do quadro de profissionais para emprego dos recursos tecnológicos e incorporação de novas tecnologias; qualificação dos quadros da administração pública para o uso desses recursos; analisar as estruturas físicas disponíveis, verificando se as instalações são adequadas para a execução das tarefas; se a disposição dos móveis e equipamentos está de acordo com padrões pré-estabelecidos. Como administração pública da informática, é importante destacar que sua efetividade não resulta apenas de um ato de vontade do administrador, mas requer o tratamento correto de diversos fatores envolvidos e afetados por ela. São destacados os aspectos relativos à cultura organizacional, das repartições responsáveis pela Informática Pública como da máquina pública em geral, como herança a ser considerada nos processos de planejamento e gestão da implantação dos recursos TI.
Palavras-chave:  Informática Pública; Administração da Informática Pública; Gestão em TI.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005