IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO DE PESQUISA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Vivânia Sampaio Da Silva 1 (vivania@bol.com.br), Carlos Roberto Lima 1, Henrique Sangelys Lustosa Autran 1, Artur Henrique De Oliveira Silva 1, Haroldo Lima Campos Filho 1, Alexsandro Machado Mourão 1, Nodja Maria Holanda Cavalcanti Guimarães 1, Marília Lovatel Pena 1, Francisca Eliene Sobral 1 e Eleonora Farina Osana Sartori 1
(1. Organização Educacional Farias Brito)
INTRODUÇÃO:
O projeto de iniciação científica “FB Scientia” tem por objetivo criar, ao nível do ensino fundamental e médio, a iniciativa à pesquisa científica estimulando a curiosidade, o desejo de conhecer, o nível intelectual, as perspectivas profissionais e a responsabilidade com novas possibilidades para o conhecimento humano.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental e do ensino médio a partir de um fórum apresentado na escola. Como o número de candidatos foi muito grande fez-se necessário uma seleção, que envolveu uma “redação” e uma “entrevista”. Selecionados os alunos passaram por um curso sobre o “método científico”, com um professor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Dr. Tarcísio Pequeno, onde foi possível desenvolver as técnicas necessárias para a pesquisa. Em seguida, divididos em grupos por linha de pesquisa, foram formados cinco grupos nas áreas de nutrição, bioética, recursos hídricos, energia alternativa e mídia.
RESULTADOS:
Cada grupo de alunos definiu objetivos a partir de sua linha de pesquisa. Nutrição realiza pesquisa na área dos Transgênicos, Análise Microbiológica da Carne Suína em Fortaleza e Gastroplastia e Obesidade; Na linha de Recursos Hídricos pesquisa-se Armazenamento de Água de Chuva (projeto calhas), Contaminação de Lençóis Freáticos através da Agricultura e Áreas próximas de Cemitérios, Controle de qualidade de água, Cartilha Educativa (combate ao desperdício de água), Dessalinização de Águas Salobras por Métodos baratos e viáveis, Construção de Lagoas de Estabilização na Região Metropolitana de Fortaleza; Na linha de Energia Alternativa pesquisa-se Fabricação de Hidrogênio com aproveitamento de Energia Eólica, Aproveitamento do lixo da CEASA com uso de Biodigestor, Energia Solar; Em Bioética os projetos são Abuso Sexual de Menores, Eutanásia, Moral Ecológica e Reeducação Ambiental, Teste em Animais (cobaias), Aborto, Impacto do Monopólio das Sementes Transgênicas na Agricultura Familiar, Clonagem Humana (Riscos e benefícios), a Crise da Saúde Pública, Tortura em Prisões Brasileiras praticadas por Policiais; Em Mídia verificam-se os estudos das relações entre a mídia, a educação a cultura e o lazer.
CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa foram observados em um fórum para pais e alunos, onde os projetos foram apresentados, alguns em desenvolvimento outros em conclusão, mas é possível observar resultados mais concretos com material produzido em cada linha de pesquisa e pelo nível de leitura e dedicação dos alunos na produção da pesquisa.
Palavras-chave:  FB Scientia; Iniciação à Pesquisa; Desenvolvimento de Projetos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005