IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
"ALVORADA NA SERRA": ALBERTO NEPOMUCENO TRAZ À LUZ A CULTURA NACIONAL
Maristela Rocha 1 (maristelarocha@terra.com.br)
(1. Comunicação Social, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO)
INTRODUÇÃO:
A partir do pressuposto de que o indivíduo é um sujeito histórico, considerar-se-á que recordar é um ato coletivo, ligado a um contexto social e a um tempo que engloba uma construção, uma noção historicamente determinada. Talvez nunca se tenha falado tanto em memória como nas últimas décadas. Os arquivos, as bibliotecas, os monumentos, as obras de arte, as datas comemorativas são características materiais, funcionais e simbólicas da memória. Não poderíamos, então, deixar de enaltecer a memória de Alberto Nepomuceno. Compositor, maestro, pianista, organista, folclorista, educador, o cearense Alberto Nepomuceno (1864/1920), nascido em Fortaleza, é um ícone da música brasileira, legando vasta obra que inclui óperas, música de câmara, instrumental, vocal, sacra, projetando o Brasil para o mundo.
METODOLOGIA:
Quanto aos fins, a pesquisa é um estudo de caso que visa abordar a importância da obra de Alberto Nepomuceno para a música erudita brasileira;
Descritiva, uma vez que remete a aspectos da História do Brasil e ao cenário musical da época, centrada no Ceará e, em seguida, no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX e das primeiras décadas do século XX;
No que concerne aos meios, a pesquisa foi documental e bibliográfica.
RESULTADOS:
Agindo pioneiramente, Alberto Nepomuceno introduziu o canto em português nas salas de concerto onde se apresentava. Seu nacionalismo se orientou mais na direção da canção artística do que da ópera, e as suas canções são dotadas de características melódicas e rítmicas muito brasileiras. Pretendemos não só tratar da importância de Alberto Nepomuceno como um dos pioneiros do nacionalismo musical brasileiro, mas divulgar tambéma sua relevância para a história artística do Brasil, já que o acesso popular à sua obra ainda é restrito. Encontramos na vida e obra de Nepomuceno os elementos necessários a essa reflexão e posterior divulgação.
CONCLUSÕES:
A eclética formação de Alberto Nepomuceno originou uma mistura de características italianas, francesas, alemãs, em suas composições, além de elementos da música brasileira, e isto pode ser evidenciado nas obras Dança de negros (1881), Série brasileira (1891), Galhofeira (1895). Além do aspecto nacionalista, Alberto Nepomuceno tem grande importância no estudo técnico da música no Brasil, levando-se em consideração as transformações pelas quais passava a música do seu tempo, certamente de forte influência estrangeira, vide a marca debussyana bem notada na ópera Abul. Concluímos que Nepomuceno se inspirou na temática popular brasileira, e podemos considerá-lo um dos legítimos precursores do nacionalismo. Suas obras teriam preponderância no cenário cultural décadas posteriores, e o tornariam um grande nome da música erudita brasileira.
Instituição de fomento: UNIVERSO
Palavras-chave:  música brasileira; nacionalismo; memória.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005