IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
UMA NOVA VISÃO PARA O ENSINO GEOCARTOGRAFICO E SÓCIO-AMBIENTAL NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/UFCG-PB
José Henrique Filho 1 (jhfbm@bol.com.br), Roberto Martins Dias 1, Francisco Augusto de Souza 2 e Luiz Carlos T. Araruna 2
(1. Aluno de graduação em Geografia do CFP/UFCG - Cajazeiras/PB; 2. Prof. Ms do Depto. De Ciências Sociais, CFP/UFCG - Cajazeiras/PB)
INTRODUÇÃO:
O Projeto de reestruturação do ensino geocartografico e sócio-ambiental foi desenvolvido no centro de formação de professores (CFP) de Cajazeiras-PB, através de métodos didático-pedagogicos, tendo como objetivo compreender o espaço geográfico e a relação sociedade e natureza, relação essa extremamente complexa e que vem sendo discutida em suas múltiplas dimensões por diversos órgãos e entidades governamentais ou não, preocupadas com as questões ambientais em nosso planeta. Para compreender a problemática ambiental se faz necessário conhecer antes o espaço geográfico onde o problema encontra-se inserido, pensando nisso o projeto foi desenvolvido no CFP com a participação de professores, alunos e funcionários.
METODOLOGIA:
As atividades desse projeto foram desenvolvidas a partir de bibliografias especializadas para dar apoio à aplicação de técnicas e métodos de estudo e pesquisa na sala de aula e no campo. Os procedimentos metodológicos foram realizados de acordo com o cronograma das atividades obedecendo às estratégias discutidas pela equipe do projeto em reuniões preliminares.
RESULTADOS:
Os resultados deste projeto foram de acordo com os objetivos propostos no projeto, que contribuíram para a compreensão do ensino das ciências geográfica e ambiental. No trabalho de pesquisa obteve-se os seguintes resultados do espaço que compreende Cajazeiras/PB e Bonito de Santa Fé/PB, perfil topográfico, características geomorfológicas e sócio-ambientais da área em estudo. Na área do Vale do Rio do Peixe/PB, interpretações de cartas topográficas 1:100.000, imagens de satélites, elaboração de cartas temáticas e levantamento dos aspectos sócio-ambientais da área.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista as preocupações com o ensino das ciências geográficas e ambientais procurou-se utilizar métodos alternativos que facilitaram o trabalho de pesquisa e compreensão do espaço geográfico natural e a construção de novas técnicas e métodos capazes de promover a sistematização do ensino-aprendizagem mediante novos paradigmas.
Instituição de fomento: universidade Federal de Campina Grande(UFCG)
Palavras-chave:  Ciências; pesquisa; meio ambiente.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005