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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional | ||
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO GESTOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO | ||
Simeão Britto da Silva 1 (simeabritto@bol.com.br), Patrícia Irene dos Santos 1 e Lucinalva da Silva Macedo 1 | ||
(1. Depto. de Educação, Pedagogia, Faculdade Frassinetti do Recife - PE.) | ||
INTRODUÇÃO:
O atual cenário das políticas educacionais a partir da Lei 9394/96, aponta novas exigências aos profissionais da educação no que se refere a sua formação inicial e continuada. Vale salientar que entendemos a formação como um processo de inconclusão (Nóvoa, 1995). Nesta linha, (Ferreira, 2000) vem nos mostrando à necessidade de um trabalho conjunto entre a escola, a comunidade e o gestor. Então, a interação entre gestão e comunidade representa um dos principais desafios a serem enfrentados pelo gestor educacional na contemporaneidade. Dessa forma, emerge a necessidade de um repensar em torno do papel da gestão educacional, nas escolas públicas de ensino, dos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes-PE. |
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METODOLOGIA:
Assim, com esta pesquisa objetivamos analisar o papel da formação continuada do gestor da educação, nos anos noventa. Para tanto, escolhemos como caminho teórico-metodológico, a Análise do Discurso (AD) na perspectiva que trabalha (Orlandi, 1996), quando diz que, o discurso está vinculado ao interdiscurso, ou seja, a historicidade, ao já dito. Então, num primeiro momento realizamos um levantamento bibliográfico, composto por fontes primárias (documentos) como: Progestão (Programa de capacitação à distância para gestores escolares) e a exemplo da proposta pedagógica e das fontes secundárias, como: Thomaz (2003), Gandin (2002), Aguiar (2001), Lück (2002), Santos (2002), entre outros. E como campo de pesquisa as escolas públicas de ensino, dos municípios de Recife e Jaboatão do Guararapes-PE. |
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RESULTADOS:
Identificamos no documento do Progestão que cabe ao gestor a prática de uma gestão educacional democrática e participativa no âmbito escolar. Através da análise das entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores educacionais das redes de ensino, identificamos que os gestores concebem a formação continuada como sendo uma das necessidades preeminentes na prática de uma gestão democrática, uma vez que a dinamicidade de uma sociedade informacional como a nossa requer a interação deste profissional no debate atual. No entanto, apresentam um discurso que se caracteriza pela resistência, no sentido de desvencilhar-se de uma visão tecnicista, burocrática de gestão. |
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CONCLUSÕES:
Concluímos então nesta pesquisa em andamento, que a visão burocrática de gestão apresenta-se ainda bastante acentuada, e isso é atribuído à ausência de continuidade na formação dos gestores por parte das políticas públicas educacionais, que, apesar de apresentar alguns avanços em programa de capacitação e formação continuada ainda é insuficiente o investimento numa dimensão de formação contínua e reflexiva do gestor educacional. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Gestão Educacional; Formação continuada; Contemporâneo. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |