IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
ESTUDO DAS SEQÜÊNCIAS TEXTUAIS NOS ANÚNCIOS
Ana Keyla Carmo Lopes 1 (kkeylac2000@yahoo.com.br) e Maria Margarete Fernandes de Sousa 1
(1. Depto. de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará- UFC.)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a influência das cinco seqüências textuais, narrativa, dialogal, explicativa, descritiva e argumentativa, conforme Adam (1992), na formação estrutural do gênero textual anúncio, especificamente, retirado de revistas e de folders. Verificamos, no gênero em estudo, a predominância das seqüências argumentativa e descritiva, respectivamente, em revistas e em folders, como um recurso determinado pela necessidade de persuasão, com o propósito de informar sobre o que se oferta e instigar, no receptor, a necessidade de posse do “objeto de desejo”.
METODOLOGIA:
Adotamos, no presente trabalho, os fundamentos teórico-metodológicos de Adam (1992), que estabelece cinco seqüências textuais para a composição dos textos: narrativa, dialogal, descritiva, explicativa e argumentativa, para verificarmos a participação dessas seqüências no que diz respeito ao processo de construção dos anúncios em estudo. Com esse propósito, analisamos uma amostra de sessenta anúncios, trinta retirados de revistas e trinta retirados de folders, colhida do banco de dados do PROTEXTO, que desenvolve, atualmente, o projeto Estudos do texto e do discurso, na Universidade Federal do Ceará (UFC).
RESULTADOS:
A partir da análise desenvolvida na amostra em questão, verificamos que, nos anúncios analisados, a seqüência argumentativa e a descritiva são as mais recorrentes: esta, principalmente em folders, sendo rica de “imagens” detalhadas que ornamentam e enriquecem os produtos e/ou serviços ofertados no meio social em que estão inseridos. A seqüência argumentativa ocorreu principalmente em revistas e apresentou como objetivo mais relevante persuadir e convencer o receptor das qualidades e dos benefícios estabelecidos pela “oferta” a ele direcionada. Em relação às seqüências dialogal, explicativa e narrativa, elas têm uma freqüência menor na construção do gênero anúncio e portam-se mais como seqüências dominadas ou inseridas.
CONCLUSÕES:
Através do estudo que foi feito com a amostra coletada, podemos afirmar que existe uma possível relação entre o gênero anúncio e algumas seqüências textuais, a saber, a descritiva e a argumentativa, principalmente. Sugerimos que este aspecto seja melhor investigado, numa amostra mais ampla, a fim de se analisarem outras relações possíveis.
Palavras-chave:  anúncio; seqüências; seqüências dominantes e inseridas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005