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D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina | ||
IMPACTO DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM MEDICINA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA PUBLICADA DE SEU CORPO DOCENTE | ||
Adriana da Silva Touça 1 (homeadriana@hotmail.com), Isabella Nacif Pinto 1, Ana Carolina Musser Tavares de Mattos 1, Ariane Binoti Pacheco 2, André Luiz de Castro Carvalho Netto 3, Daniela Cioccari Brigido 3, Gilberto Perez Cardoso 4, Luciana Tricai Cavalini 5, Cyro Teixeira da Silva Júnior 6 e Graça Helena Maia do Canto Teixeira 7 | ||
(1. Graduanda- 7° período, Fac. de Medicina da Universidade Federal Fluminense - UFF; 2. Graduanda- 6° período, Fac. de Medicina da Universidade Federal Fluminense - UFF; 3. Graduando- 9° período, Fac. de Medicina da Universidade Federal Fluminense - UFF; 4. Prof. Dr. Titular da Clínica Médica, Fac. de Medicina - UFF; 5. Prof. Dra. do Depto. de Epidemiologia, Fac. de Medicina - UFF; 6. Prof. Dr. do Depto. de Pneumologia, Fac. de Medicina - UFF; 7. Prof. e Coordenadora do Curso de Medicina , Fac. de Medicina - UFF) | ||
INTRODUÇÃO:
O Programa de Iniciação Científica em Medicina foi criado, junto com a implantação do novo currículo médico na Universidade Federal Fluminense, no primeiro semestre de 1996. O Programa consta de 7 disciplinas optativas de Iniciação Científica em Medicina, podendo ser cursadas seqüencialmente do 2° ao 8° períodos do Curso de Medicina e do Trabalho de Conclusão de Curso. Este último constitui pré-requisito para a colação de grau e é realizado no 9°, 10°, 11° e 12° períodos do curso. A literatura científica da área médica tem dado um certo destaque, em especial a partir da década de 1990, à importância do aspecto científico na formação geral do médico. Diversas escolas médicas nos centros mais avançados do Brasil e do exterior implantaram programas de iniciação à pesquisa científica em medicina sob forma de disciplina do curso de graduação. O curso de medicina da UFF foi um dos pioneiros nesse aspecto no Brasil e relatos científicos do impacto da implantação do programa sobre graduando, corpo docente e outras variáveis teriam, a nosso ver, grande valor para a avaliação de tais iniciativas. No presente projeto, tivemos o objetivo específico de estudar o impacto da implantação do Programa de Iniciação Científica (PIC) como disciplina optativa no curso médico de graduação da UFF sobre a produção científica publicada dos docentes participantes do programa. |
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METODOLOGIA:
O estudo de caráter retrospectivo baseou-se na coleta de dados referentes às publicações de docentes participantes do PIC do curso médico da UFF. Foram listados os docentes participantes do PIC, desde seu início (1996/1°semestre) até 2003 (2°semestre).Trabalhou-se inicialmente com 132 docentes. Foram fixados como critérios de inclusão para os docentes: ter participado do PIC por pelo menos 4 semestres e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. Dos 132 docentes, 32 preenchiam tais critérios, formando então, o grupo de estudo. Cada item contado foi registrado como um produto, tendo sido considerados produtos: resumos publicados em anais de congressos; resumos publicados em anais de eventos, nacionais e internacionais; autoria de livros; autoria de capítulo de livros; autoria de artigos em revistas indexadas, nacionais e internacionais. Entre 1991 e 2003 foi selecionado um tempo de 8 anos para a análise dos produtos publicados, fazendo-se a posterior comparação. Como ponto mediano deste período convencionou-se o momento de sua entrada no Programa de Iniciação Científica (PIC). Como plano de análise para cada professor, foi feita a contagem de produtos nos períodos de 4 anos antes e 4 anos após sua vinculação ao programa(PIC). Por fim foram aplicados testes estatísticos de comparação das produções científicas dos professores antes e após a vinculação à disciplina. Os mesmos procedimentos acima foram feitos para 2 subgrupos de docentes, os mestres e os doutores. |
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RESULTADOS:
Procedeu-se a soma dos produtos dos 32 docentes em um mesmo período convencionado de 4 anos ANTES e APÓS o início de suas participações no PIC e também do cálculo da média aritmética da soma dos produtos publicados pelo grupo ANTES e APÓS participação no PIC. Por fim foi feita a comparação entre as médias, aplicando-se, nesse caso, testes estatísticos, em especial o “teste T” para dados pareados. Os professores em média apresentaram 25,06 produtos após vinculação ao programa contra 16,81 produtos antes deste (p < 0,001). Os docentes com mestrado apresentaram em média 16,18 produtos após o programa em comparação com 5,18 produtos antes deste (p < 0,009). Os professores com doutorado referiram 29,71 produtos após o programa de Iniciação Científica, em contraposição a 22,90 produtos antes (p < 0,028). |
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CONCLUSÕES:
A implantação do PIC no curso médico da UFF ganhou adeptos entre alunos e docentes, mesmo sendo o PIC desenvolvido através de disciplinas optativas. Hoje, no curso médico da UFF, cerca de 50% dos alunos e 12% dos docentes participam do PIC . O docente do curso de medicina em geral dedica-se à assistência e ao ensino. A situação vem aos poucos se modificando nas escolas médicas do Brasil, mas o envolvimento com pesquisa e com publicações ainda não é a regra. Com o presente trabalho pudemos verificar que os professores participantes do Programa de Iniciação Científica da UFF aumentaram significativamente suas produções científicas após ingresso no programa, independentemente de sua titulação. O programa está sendo positivo para aumentar a produção científica de todos mas, em especial, dos mestres. Isso nos parece interessante, já que no Brasil só os doutores participam de programas de pós-graduação stricto sensu orientando alunos. Os mestres, portanto, têm menos estímulo e possibilidades para orientar alunos e, consequentemente, para publicar. O PIC representa um estímulo à produção científica dos mestres. Entretanto, nossos resultados não bastam para creditar apenas ao PIC o incremento de produção científica que verificamos. Outros fatores podem ter influenciado nesse incremento, os quais podem não ter sido detectados no estudo. Seria interessante a continuidade desta indagação com outros estudos, cuja elaboração já está em curso, por intermédio de nosso grupo de pesquisas. |
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Instituição de fomento: Centro Nacional de Pesquisa (CNPq) | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Iniciação Científica; Educação Médica; Ensino Médico. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |