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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 9. Psicologia Experimental | ||
EFEITOS DO PROCEDIMENTO DE PAREAMENTO AO MODELO COM RESPOSTA CONSTRUÍDA (CRMTS) NA EMERGÊNCIA DE REPERTÓRIOS ACADÊMICOS A PARTIR DO TREINO DE CÓPIA E DITADO | ||
Giovana Zuliani 1 (gizuliani@yahoo.com.br) e Celso Goyos 1 | ||
(1. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) | ||
INTRODUÇÃO:
O paradigma de equivalência de estímulos, subsidiando uma crescente linha de pesquisa e intervenção na análise do comportamento, tem sido amplamente utilizado por seu potencial no entendimento do comportamento humano complexo, e por suas aplicabilidades no ensino de habilidades acadêmicas. O grande desafio de todo o desenvolvimento das pesquisas baseadas no paradigma de equivalência de estímulos, é mostrar a importância da utilização destes estudos com pessoas com deficiência mental ou limitações na linguagem. O procedimento mais utilizado para instalar repertórios de leitura e escrita consiste no treino de discriminações condicionais pré-requisitos em tarefas de escolha de acordo com o modelo (matching-to- sample, ou MTS). Uma variação do MTS, o pareamento ao modelo com resposta construída (CRMTS) tem sido um procedimento amplamente utilizado nas pesquisas que objetivam análises de repertórios básicos e ensinos de repertórios acadêmicos, em função da aplicabilidade em diversos contextos. O estudo ora apresentado visou utilizar o treino de cópia e ditado através do CRMTS para verificar a emergência de repertórios acadêmicos em crianças com dificuldades de aprendizagem e deficiência mental. Um segundo objetivo foi verificar se a latência entre os treinos e testes das palavras treinadas poderia influenciar na aprendizagem e na aquisição de novos repertórios. |
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METODOLOGIA:
Participaram do estudo sete crianças, uma com deficiência mental e cinco com dificuldades de aprendizagem, com idade entre sete e dez anos, que freqüentam a sala de recursos e as salas de aula regulares, em uma escola da rede pública da cidade de São Carlos. O teste WISC foi aplicado em todos os participantes. Adotou-se, como critério de seleção dos participantes, apenas aqueles que tiveram desempenho abaixo de 50% nos pré-testes das relações críticas, como leitura com compreensão, escrita com compreensão, leitura receptiva e leitura expressiva. O estudo foi conduzido em uma sala cedida pela escola. Um computador, equipado com o software de pesquisa Mestre®, foi utilizado para condução das sessões experimentais. Realizou- se um levantamento de itens de preferências através de testes de escolha forçada. Em seguida, foram aplicados pré-testes para mapear o repertório de entrada dos participantes em relação às palavras, ao desempenho em cada relação condicional e a seleção das palavras de treino. Realizou-se um pré-treino de nomeação, visando familiarização com o equipamento, com o tipo de tarefa, com as instruções prévias e com o responder condicional. Simultaneamente, houve a introdução ao sistema de fichas. Na sequência, houve o treino de cópia e ditado e a aplicação de testes imediatos para verificar a emergência de relações e o responder consistente em relação às palavras, e testes posteriores para verificar possíveis interferências na latência entre treinos e testes. |
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RESULTADOS:
Nos pré-testes, analisou-se o desempenho de cada participante nas relações condicionais, visando a seleção e a verificação dos repertórios críticos. Ainda, a análise dos erros e acertos das palavras permitiu a confecção das listas de palavras de treino. Nos treinos, cada palavra, individualmente, teve sua porcentagem de acertos calculada. Os participantes obtiveram resultados consistentes durante os treinos, atingindo critério de aprendizagem, o que possibilitava, durante o estudo, a passagem para a primeira fase de testes. Na primeira fase, cada palavra foi analisada individualmente, verificando acertos nas palavras de treino durante a primeira fase dos testes, para verificar a necessidade de reapresentação em treino. Também foram verificadas as escolhas consistentes com formação de classes para os testes das relações condicionais. Na segunda fase dos testes, cada palavra foi analisada também individualmente para verificar possíveis diferenças na latência entre a obtenção do critério e testes posteriores. Para cada participante, foi observada se houve obtenção dos critérios de aprendizagem, o número de sessões necessárias e se houve ou não necessidade de introdução de procedimentos adicionais de ensino. Os resultados mostram obtenção de critério de aprendizagem consistente durante os treinos mas, na segunda fase de testes apenas um indício, caracterizado por porcentagens menores do que as estabelecidas como critério, de que os novos repertórios estariam em aquisição |
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CONCLUSÕES:
Conclui-se que o pareamento ao modelo com resposta construída (CRMTS) é um procedimento eficaz no ensino de repertórios acadêmicos, de acordo com a vasta literatura do paradigma de equivalência de estímulos aponta. No entanto, os resultados mostram que os participantes tiveram desempenhos consistentes durante os treinos, atingindo critério de aprendizagem, mas poucos mostraram emergência de novas relações condicionais em relação às mesmas palavras em situação de testes, o que pode ser realmente devido ao efeito da latência entre treinos e testes. No entanto, aponta-se que alguns participantes mostram evidência de aquisição de repertório. Desta forma, este estudo aponta que é necessário um esforço maior no sentido de prover subsídios ao ensino de participantes com dificuldades de aprendizagem ou deficiência mental. |
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Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | ||
Palavras-chave: equivalência de estímulos; CRMTS; repertórios acadêmicos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |