IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 6. Ciência Política
A CAMPANHA DE ROSEANA SARNEY COMO "MELHOR OPÇÃO PARA O MARANHÃO" NAS ELEIÇÕES DE 1994.
Andréa Joana Sodré de Sousa 1, Carla Maria Lobato Alves 1, Darles da Luz Gonçalves Pires 1, Juciana de Oliveira Sampaio 1, Karlene Carvalho Marinho 1, Leandra Melo Lima 1, Mônica Ribeiro Moraes de Almeida 1 e Arleth Santos Borges 1
(1. Depto. de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.)
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho consiste em perceber como a mídia influencia no processo eleitoral. Nosso estudo baseia-se em uma análise da cobertura jornalística de propaganda e mecanismos de formação de opinião, elaborados e veiculados pelo Jornal O ESTADO DO MARANHÃO, de propriedade da família Sarney, no período de Agosto a Novembro de 1994. A análise incide sobre as eleições majoritárias de 1994, quando a atual senadora candidatou-se, pela primeira vez, ao governo do Maranhão pela coligação Frente Popular, composta pelos partidos PFL, PMDB, PSC e PP.
METODOLOGIA:
O estudo desenvolveu-se a partir de consultas aos arquivos públicos do jornal O ESTADO DO MARANHÃO no período de agosto a Novembro de 1994, encontrados na Biblioteca Pública estadual. Também está fundamentado em teorias políticas, sociológica e da comunicação, que tratam de eleições, mídia e opinião pública, destacando-se Noelle-Neumann (1993), Bourdieu (1983), Weber (in Cohn, 1999), Jordão e Figueiredo (in Figueiredo Rubens (org.), 2000) e evidências empíricas apresentadas pelo jornal.
RESULTADOS:
Depois dos estudos e pesquisa realizados, percebeu-se o “jogo” realizado pelo jornal que contribuiu na “construção” de uma boa imagem da candidata Roseana Sarney nas eleições de 1994, eleita no segundo turno. Observou-se ainda a valorização do apoio dado à candidata por amigos, artistas e autoridades, através de cartas que passavam a imagem de mulher guerreira, lutadora e que “por amar seu estado, Maranhão”, governaria para o seu povo.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a mídia tem grande relevância nas campanhas eleitorais. A análise proposta permitiu perceber que o jornal O ESTADO DO MARANHÃO ajudou a eleger a candidata Roseana Sarney em 1994, na medida em que construía uma imagem favorável da candidata e desconstruía os ataques de seus adversários na disputa pela chamada opinião pública e, conseqüentemente, influenciava o eleitorado maranhense na escolha de seus candidatos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  OPINIÃO PÚBLICA; ELEIÇÕES; MÍDIA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005