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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO E DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NO VALE DO RIO DO PEIXE-PB | ||
Gracielly Félix de Aquino 1 (gracyfacz@bol.com.br), Lívia Jordana Assis Pereira 1, Eudivânio Lopes da Silva 1, Charlene de Souza Silva 1, Wagner Alves Berto 1, Francisco Márcio F. de Souza 1, Francisco Augusto de Souza 2 e José Maria Gurgel 3 | ||
(1. Alunos de graduação em Geografia CFP/UFCG-Cajazeiras/PB; 2. Prof. Ms. Do Depto. De Ciências sociais, CFP/UFCG-Cajazeiras/PB; 3. Prof. Ms do Depto de Ciências Exatas da Natureza, CFP/UFCG) | ||
INTRODUÇÃO:
O atual desenvolvimento econômico pautado num modelo de sociedade superconsumista desencadeou uma crise ambiental de âmbito mundial. A fome, a miséria, a violência, a injustiça social e a baixa qualidade de vida são fatores que estão fortemente relacionados aos modelos de desenvolvimento econômico inadequados que geram impactos sócio-ambientais. A Educação Ambiental é um espaço institucional importante que promove pesquisas e estudos sobre temáticas referentes á sociedade e a ambiência numa visão mais globalizante e sustentável. Este projeto teve como objetivo realizar pesquisas e diagnósticos sobre ás questões ambientais e sociais nos municípios do Vale do Rio do Peixe/PB, e promover a Educação Ambiental interdisciplinarmente, em todos os níveis de ensino, trabalhando com o público em torno dos problemas sócio-ambientais, buscando atenuá-los de forma participativa e em consonância com a ética ambiental. |
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METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido mediante uma base teórico-prático-metodológica alicerçado em bibliografias especializadas que contribuíram para a fundamentação teórica necessária. Priorizando a relação sociedade-natureza, os procedimentos metodológicos foram realizados em três etapas: na primeira etapa - as atividades envolveram confecção de materiais teóricos que deram suporte concreto para a pesquisa de campo, a elaboração de instrumentos da pesquisa, e os primeiros contatos com os atores sociais; na segunda etapa - os instrumentos da pesquisa foram aplicados junto à comunidade intra e extra escolar envolvida, foram levantados dados estatísticos e os principais problemas sócio-ambientais; a terceira etapa – tratou-se da análise e interpretação das informações baseadas na sistematização e análise estatística dos dados coletados na pesquisa O caminho trilhado nesses procedimentos metodológicos tanto quantitativos como qualitativos ocorreu de forma a possibilitar a seleção dos conteúdos fundamentais para produção de novos conhecimentos manifestados pela comunidade. |
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RESULTADOS:
Exortando a importância da gestão participativa e aproximação das comunidades no processo decisório, os resultados alcançados englobaram, de acordo com os objetivos e metodologia utilizada na pesquisa, levantamento de dados e análise dos principais problemas sócio-ambientais da área em questão, elaboração de materiais didáticos, que foram aplicados nas escolas de ensino fundamental e médio do Vale do Rio do Peixe- PB, através de minicurso e cursos de Noções Básicas em Educação Ambiental para professores e alunos; a participação em eventos culturais, com apresentação de trabalhos sobre a área em estudo; palestras; envolvimento das escolas públicas e privadas no processo de desenvolvimento sustentável; discussão de soluções possíveis e capazes de viabilizar o manejo integrado dos recursos naturais disponíveis e de gerar benefícios para a melhoria das condições de vida e sustentabilidade da população local; sugestão de atitudes positivas que influenciaram ações concretas; e finalmente a elaboração de uma “Cartilha de Educação Ambiental” pela equipe do projeto. |
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CONCLUSÕES:
Em face à preocupação em escala planetária de se evitar, solucionar ou minimizar os problemas ambientais cada vez mais ameaçadores para a vida presente e futura da humanidade, percebemos que a atuação na área ambiental necessita, além de preparo técnico, a busca pelo fortalecimento da própria cidadania, pois as questões ambientais estão diretamente relacionadas com a qualidade de vida de cada cidadão e de toda a coletividade. Nesse processo, foram importante a imersão nas situações dos problemas ambientais como meio de identificação de toda a gama de considerações, além do incentivo e promoção de debates, no ambiente escolar, que aguçaram a conscientização dos estudantes e autoconfiança da capacidade humana de influenciar o seu futuro e o do planeta. A avaliação mais abrangente dos danos ambientais tornou os seus impactos mais visíveis para a sociedade, assim como as conseqüências das ações e atividades predatórias desenvolvidas na região. Essa visibilidade contribuiu substancialmente para a difusão de uma visão integrada do mundo, tanto no tempo como no espaço, oferecendo meios efetivos para que cada aluno compreendesse os fenômenos naturais e humanos, desenvolvendo suas potencialidades e adotando posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos para consigo mesmo e para com o meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente mais justa. |
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Instituição de fomento: PROLICEN/UFCG | ||
Palavras-chave: Educação ambiental; Cidadania; Sustentabilidade. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |