IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Demografia - 7. Demografia
AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS E SEU IMPACTO NAS DEMANDAS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PERNAMBUCO.
Neuma Maria Antunes Paes 1 (neuma_paes@yahoo.com.br) e Neir Antunes Paes 2
(1. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; 2. Depto. de Estatística, Universidade Federal da Paraíba - UFPB)
INTRODUÇÃO:
Pelo menos desde os anos 70, o Brasil experimenta um processo de transição demográfica que vem conduzindo ao envelhecimento populacional. Este fenômeno causa diretos impactos em muitos setores da sociedade e, entre eles, o educacional é um dos mais afetados, o qual pode ser traduzido através de um conjunto de indicadores. Estes processos de mudanças estruturais do perfil populacional também são observados no Estado de Pernambuco. Deste modo, tem-se como objetivo principal avaliar o impacto demográfico nos serviços educacionais da população de 5 a 14 anos, no Ensino Fundamental de Pernambuco até o ano de 2010.
METODOLOGIA:
Os dados básicos foram obtidos na Secretaria de Educação do Estado de PE para um conjunto de variáveis relativas ao número de matrículas, nível de escolaridade, acesso à escola, evasão escolar, funções docentes, salas de aula, etc. A evolução da população pernambucana foi estudada desde 1980 e projeções populacionais foram executadas, bem como projeções dos indicadores educacionais até 2010, admitindo-se certas hipóteses de evolução.
RESULTADOS:
Projetou-se a estrutura etária da população residente de Pernambuco para 2005 e 2010 e para estes mesmos anos, cada um dos indicadores trabalhados. As projeções sugerem uma diminuição do número de alunos matriculados, funções docentes e de salas de aula, entre outros. Com estes resultados, obtiveram-se elementos para estabeleçer perspectivas educacionais e dimensionar necessidades de atendimento escolar no Ensino Fundamental até o final do período da projeção.
CONCLUSÕES:
Especula-se que os resultados apontam para um panorama mais confortável em termos de investimentos financeiros na educação do Estado, aliviando a pressão por mais gastos e sugere que as condições futuras favoreçem a um investimento maior na qualidade dos serviços ofereçidos pelas instituições de ensino e órgãos gestores.
Palavras-chave:  demografia; demandas educacionais; ensino fundamental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005