IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TEMAS DE INTERESSE DO ESTUDANTE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA?
Carina Mara de Souza 1 (carina_mara@yahoo.com.br), Daniela Beatriz Lima e Silva 1, Michelle Alves Coelho 1, Renata de Moura Guimarães 1, Wellington Silva Gomes 1, Franciele Caixeta 1, Patrícia Thieme Onofri Saiki 1, Liliane Pinheiro 1, Alexandre Azenha Alves de Rezende 1 e Ana Maria Bonetti 2
(1. Programa de Educação Tutorial PET/BIOLOGIA, Universidade Federal de Uberlândia - UFU; 2. Instituto de Genética e Bioquímica, Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
INTRODUÇÃO:
A Biologia é uma das maiores áreas do conhecimento, podendo ter diversas subdivisões. Com o objetivo de melhor direcionar o enfoque dado à suas palestras, o Grupo PET/BIOLOGIA - UFU realizou uma pesquisa com os alunos de graduação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia tentando traçar o perfil desses alunos, ou seja, descobrir quais seus temas preferidos dentro dos vários ramos dessa ciência, considerando-se o período do aluno (1° ao 8°) e a sua procedência (escola pública ou privada). A finalidade desta pesquisa é atrair ainda mais o público acadêmico por meio de temas mais instigantes, sugestivos e atrativos, além de aumentar e diversificar a gama de assuntos abordados, enriquecendo o conhecimento ao apresentar temáticas não contempladas durante as disciplinas regulares da graduação.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com a utilização de um questionário entregue a todos os alunos, em cada um dos oito períodos do Curso. O questionário era dividido em três partes (não era necessária identificação do aluno). Na primeira, foi solicitado ao aluno o período que estava cursando e se estudou a maior parte do ensino médio em rede particular ou pública. Na seguinte, pediu-se para que ele assinalasse qual o assunto que mais lhe agradava entre Biologia Geral, Sociais / Éticos / Culturais, Polêmicos e Curiosidades. Já na terceira parte, questionou-se sua preferência entre as áreas da Biologia mais abordadas na Universidade, sendo elas: anatomia, biofísica, bioquímica, botânica, citologia / histologia / embriologia, ecologia, educação, fisiologia, genética, geologia, paleontologia, imunologia, microbiologia, parasitologia, zoologia e outros. Os dados foram separados em grupos, segundo o período e a procedência. Finalmente, calculou-se a porcentagem de cada um dos grupos, analisando-se as diferenças existentes entre eles.
RESULTADOS:
No total, 209 alunos responderam ao questionário, dos quais 55,98% cursaram a maior parte do ensino médio em escolas da rede particular e 44,01%, na rede pública. A maioria dos graduandos questionados preferiu, dentre os temas gerais presentes na segunda parte da folha de perguntas, a Biologia Geral, 47,86% dos alunos provenientes de escolas particulares e 61,96% dos provenientes de escolas públicas, totalizando 54,07%. Temas Polêmicos ocuparam o segundo lugar dentre as quatro alternativas apresentadas, com um total de 32,54%, seguidos dos assuntos Sociais/Éticos/Culturais (7,66%) e das Curiosidades (5,73%). Das áreas contidas na terceira parte do questionário, que se referem às abordadas na graduação do curso em questão, ecologia, genética e zoologia, respectivamente, tiveram a maioria dos votos de ambos os grupos de alunos, ficando 50,24% dos votos concentrados nessas três áreas. Foi possível perceber que a genética desperta maior interesse nos alunos que estão nos quatro primeiros períodos, por estarem 61,11% dos votos de preferência contidos nesse item. As demais subdivisões da Biologia Geral demonstraram certa uniformidade quanto à preferência dos alunos dos oito períodos do curso.
CONCLUSÕES:
Segundo os dados apresentados, observou-se que há uma maioria considerável de graduandos no curso de Ciências Biológicas da UFU provenientes da rede particular de ensino, porém a maioria dos resultados se manteve equilibrada, no que diz respeito às áreas de interesse dos dois grupos de alunos. É possível que os entrevistados tenham se mostrado mais atraídos pelas questões relacionadas à Biologia Geral por ser este um assunto bastante presente em seu cotidiano acadêmico, como um objeto de estudo e aprendizado. Ecologia e genética são áreas que têm se destacado no mercado de trabalho e que, muitas das vezes, determinam o ingresso do jovem na carreira de biólogo, como se percebeu nos resultados. Contudo, há grande possibilidade de mudança quanto ao assunto mais visado dentro da Biologia com o decorrer do curso, por se tratar de uma ciência bastante abrangente e diversificada, como é o caso da genética, que deixa de ser o principal alvo das atenções nos últimos períodos da graduação.
Instituição de fomento: SESu - MEC
Palavras-chave:  área de interesse; perfil; acadêmicos de Ciências Biológicas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005