IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO BOM HÁBITO ALIMENTAR
Eliana Carla Gomes de Souza 1, 2, 3 (egomesdesouza@yahoo.com.br), Jairo Antônio da Paixão 4, Edvan Moreira Arêdes 5, Kênia Pereira Lemos Bastos 6 e Daniela Moreira Gomes 7
(1. Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa-UFV; 2. Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade de Minas-FAMINAS; 3. Docente no curso de Nutrição da Faculdade de Minas-FAMINAS; 4. Docente no curso de Educação Física da Faculdade de Minas-FAMINAS; 5. Docente nos cursos da Faculdade de Minas-FAMINAS; 6. Aluna do curso de Nutrição da Faculdade de Minas-FAMINAS; 7. Aluna do curso de Nutrição da Faculdade de Minas-FAMINAS)
INTRODUÇÃO:
A INFÂNCIA É, INCONTESTAVELMENTE, A FASE DA VIDA EM QUE O SER HUMANO MAIS NECESSITA DE ATENÇÃO, INCLUINDO OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO, QUE LEVARÃO AOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES E QUE PERMANECERÃO POR TODA A VIDA.
TEM-SE OBSERVADO NOS ÚLTIMOS ANOS UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM O HÁBITO ALIMENTAR NA INFÂNCIA (BISSOLI, 1997; MACEDO, 2003; MAGALHÃES, 2004), E DIANTE DISSO, OBSERVA-SE A INICIATIVA DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES DAS CRIANÇAS. NO INTUITO DO “COMBATE À ESCALADA DOS PROBLEMAS, PAIS, MÉDICOS, ESCOLAS E GOVERNO COMEÇAM A PERCEBER A NECESSIDADE DE MUDANÇA NO CARDÁPIO E NA ROTINA DAS CRIANÇAS...” (JB-ONLINE 14/2004).
A EDUCAÇÃO ALIMENTAR EXIGE UM TRABALHO A LONGO PRAZO E A ESCOLA VEM FAZENDO PARTE DESSE PROCESSO, INTERVINDO NA CULTURA E NAS ATITUDES COM BASES COGNITIVAS, (VITOLO,2004),E A FORMA COMO ESSE REPASSE CULTURAL É REALIZADO PODERÁ REPRESENTAR UM ELEMENTO INFLUENCIADOR NA FORMAÇÃO DO HÁBITO ALIMENTAR INADEQUADO.
DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR O NÍVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS REGULARMENTE MATRICULADAS NA PRÉ-ESCOLA DA CIDADE DE MURIAÉ-MG.
METODOLOGIA:
PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO UTILIZOU-SE OS SEGUINTES CRITÉRIOS NA ESCOLHA DAS ESCOLAS: LOCALIZAÇÃO E EQUIVALÊNCIA SOCIAL DOS BAIRROS ONDE ESTAS SE LOCALIZAVAM , TENDO SIDO SELECIONADA UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA E UMA DA REDE PRIVADA, CONTANDO COM A AMOSTRAGEM DE PAIS DE 36 CRIANÇAS ENTRE 5 E 6 ANOS,DIREÇÃO E PROFESSORES, OS QUAIS RECEBERAM QUESTIONÁRIOS INDIVIDUAIS INTERROGANDO-OS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TEMAS RELACIONADOS AOS HÁBITOS ALIMENTARES.
RESULTADOS:
APÓS A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS FOI VERIFICADO QUE A ESCOLA DA REDE PÚBLICA NÃO DESENVOLVE PROJETOS SISTEMÁTICOS SOBRE ALIMENTAÇÃO. EM CONTRAPARTIDA, A DIREÇÃO DA ESCOLA PRIVADA DESENVOLVE UM PROJETO DENOMINADO PROJETO ALIMENTAÇÃO, COM A ORIENTAÇÃO DE UMA NUTRICIONISTA.
OS RESULTADOS REVELARAM QUE A MAIORIA DOS PAIS CONSIDERA A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS ENTRE ÓTIMA E BOA, E QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO ELES OS RESPONSÁVEIS PELA PREPARAÇÃO DOS LANCHES, TANTO DA REDE PÚBLICA QUANTO DA PRIVADA. TAL FATO NOS ALERTA SOBRE A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO POR PARTE DELES, DO QUE VENHA A SER UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA.
NOS CHAMOU A ATENÇÃO O FATO DE QUE AS RESPOSTAS EMITIDAS PELOS PAIS DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA APROXIMARAM-SE MAIS DO QUE VEM A SER UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E DE ASPECTOS ESSENCIAIS PARA A CONCRETIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO BOM HÁBITO ALIMENTAR.
CONCLUSÕES:
PODE-SE OBSERVAR MENOR INTERESSE DA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM ELABORAR E DESENVOLVER PROJETOS RELACIONADOS À ÁREA ALIMENTAR E INDEPENDENTE DO FATOR SÓCIO-ECONÔMICO, OS NÍVEIS DE INFORMAÇÃO DOS PAIS SÃO ADEQUADOS PARA GARANTIR UMA CORRETA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS. NOTOU-SE TAMBÉM A INFLUÊNCIA POSITIVA POR PARTE DA ESCOLA, QUANDO ESTA DESENVOLVE ALGUM PROJETO VISANDO A FORMAÇÂO DE HÁBITOS ALIMENTARES MAIS SAUDÁVEIS, COMO OBSERVADO NA ESCOLA DA REDE PRIVADA.
DE POSSE DOS DADOS OBTIDOS NESTE TRABALHO, SUGERIMOS UMA INTERVENÇÃO JUNTO ÀS PRÉ-ESCOLAS NO SENTIDO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE DIREÇÃO, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS DE ALUNOS, SABENDO-SE SER ESTES OS RESPONSÁVEIS DIRETOS PELA FORMAÇÃO DO BOM HÁBITO ALIMENTAR.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Hábito alimentar; Pré-escolar; Escola.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005