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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística | ||
REFERENCIAÇÃO E SEQÜÊNCIAS TEXTUAIS NOS ANÚNCIOS DE TURISMO DO CEARÁ | ||
Maria Margarete Fernandes de Sousa 1 (mfsousa@ufc.br) | ||
(1. Depto. de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará - UFC.) | ||
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, temos dois objetivos: a) verificar como o gênero textual anúncio se organiza/apresenta em termos das seqüências textuais; e b) observar, também, até que ponto há (inter)relação entre elementos referenciais anafóricos e dêiticos e seqüências textuais. Percebemos que há predominância no uso de seqüências descritivas e argumentativas, voltadas para aspectos mais relacionados à persuasão. O gênero anúncio, embora muitos autores da área de publicidade, como Martins (1997), Carrascoza (1999), advoguem em favor de um “estilo” narrativo, a prática tem contrariado essa expectativa. O que observamos é que, dentre as cinco seqüências propostas por Adam (1992), narrativa, descritiva, explicativa, argumentativa e dialogal, as duas acima mencionadas parecem cumprir melhor, no anúncio, o papel de estruturação textual. Sobre o objetivo b, a análise já sinaliza para uma inter-relação entre elementos referenciais e seqüências textuais, haja vista os fortes indícios de que existe estreita relação entre as anáforas indiretas (AI) e a seqüência descritiva. Prosseguiremos com a investigação, com o intuito de observar se fenômeno semelhante ocorre, também, com as demais seqüências, com este e com os outros elementos referenciais, inclusive. Este estudo é importante, pois o gênero em questão ainda está em fase de descoberta/análise no meio acadêmico quanto à sua condição/status de gênero textual. |
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METODOLOGIA:
O trabalho ora proposto teve como suporte teórico para a análise das seqüências textuais o modelo de Adam (1992), que prevê cinco seqüências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa e dialogal. Para a análise dos elementos referencias, seguimos orientação de Mondada e Dubois (1994), que entendem os referentes como objetos construídos nos contextos de enunciação, ou seja, como objetos de discurso. O material coletado foi retirado do banco de dados do PROTEXTO – Projeto Gêneros Textuais e Referenciação, da Universidade Federal do Ceará – UFC, que é composto por gêneros textuais de vários domínios discursivos, tais como: jurídico, jornalístico, epistolares, publicitários, onde se insere o anúncio, objeto de estudo dessa pesquisa. Para este trabalho, analisamos 40 anúncios, sendo 20 de serviços e 20 híbridos (serviços e mercadorias); todos da temática do turismo do Ceará. A análise empreendida foi de ordem qualitativa, pois é nosso objetivo observar como os recursos lingüísticos são utilizados nos textos; no sentido de verificar como os anunciantes e/ou publicitários constroem, através desses recursos, os seus referentes. |
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RESULTADOS:
Através do cotejo dos textos coletados, pudemos observar que, em relação às seqüências textuais, nos quarenta anúncios analisados, houve predominância da seqüência descritiva. Em seguida, vem a argumentativa, que se mostrou bastante participativa na composição do processo persuasivo. Ao apresentar, de forma descritiva, os “encantos” do produto ofertado, o anunciante tem claro propósito persuasivo, pois tenta mostrar as “belezas”, os “benefícios” do seu produto de modo a atrair a atenção do seu potencial consumidor. Do mesmo modo se dá com a seqüência argumentativa, que cumpre mais enfaticamente este papel, ao exaltar os benefícios do serviço e/ou mercadoria, tentando criar, no consumidor, uma convicção a partir das qualidades exaltadas, que, para eles – anunciante/publicitário – são inquestionáveis. A narrativa e a explicativa também marcaram presença, embora de forma discreta. Não constatamos presença da seqüência dialogal. Quanto à referenciação, há grande incidência de anáforas indiretas (AI), inclusive nos textos cuja seqüência predominante é a descritiva. Todavia, as anáforas correferenciais são, ainda, preponderantes. Continuamos investigando, no sentido de verificar se outras imbricações entre elementos referenciais e seqüências textuais, notadamente com relação aos dêiticos, também ocorrem. Já observamos que há predominância da referenciação anafórica. Havia grande expectativa de que os dêiticos de segunda pessoa fossem recorrentes, em função do apelo ao destinatário. |
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CONCLUSÕES:
Com base na amostra analisada (40 textos) e nos objetivos a que nos imputamos, pode-se propor que o anúncio é um gênero textual socialmente reconhecido/estável (no dizer de Bakhtin), pois apresenta elementos lingüísticos (seqüênciais textuais e referenciação) relevantes na construção de sentido. Além do mais, é um gênero praticado pela comunidade que o reconhece, o aceita e percebe sua função social. |
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Palavras-chave: anúncio; referenciação; seqüências textuais. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |