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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada | ||
PATATIVA E XEXÉU: DOIS PÁSSAROS-POETAS (EN)CANTADORES | ||
MARIA VIRGÍNIA XAVIER 1 (bodo@unp.br), ARANDI ROBSON MARTINS CÂMARA 2, DILMA CLÉA BARBOSA GOMES SILVA 1, LIANA SUELMA RODRIGUES VARELA 4, MARIA ALDA MEDEIROS DA COSTA 3 e MARIA FRANCINETE DE OLIVEIRA 4 | ||
(1. ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE; 2. INSTITUTO ARY PARREIRAS; 3. ESCOLA MUNICIPAL MONS. JOSÉ ALVES LANDIM; 4. UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP) | ||
INTRODUÇÃO:
Em plena era da tecnologia globalizada, em que um país interfere no outro, não só economicamente, como também socialmente e culturalmente, percebemos no âmbito cultural, que os meios de comunicação de massa acenam, preferencialmente, para o modismo e a imitação deixando de enfatizar a criatividade. Em meio a essa tempestade de novidades, a cultura popular dilui-se na cultura de massa. Sabendo da importância da cultura popular para a sociedade e querendo contribuir para a preservação e divulgação desta, o Grupo de Pesquisa sobre Cultura Popular (GPCP) tem realizado estudos teóricos sobre o assunto e pesquisas de campo no Rio Grande do Norte. Para o presente trabalho, o GPCP destacou uma dentre as várias manifestações artísticas do povo, para que se possa observá-la, discutir a sua importância e relacioná-la com a cultura de massa. Impressa em folhetos, a literatura de cordel teve suas origens a partir de narrativas orais da Idade Média européia. Aborda temas cotidianos e narrações históricas, servindo também como instrumento de denúncia social. A fim de delimitar o objeto de estudo deste trabalho para a obtenção de resultado eficiente, decidiu-se observar a literatura de cordel a partir de dois de seus representantes: o cearense Antônio Gonçalves da Silva – Patativa do Assaré (1909-2002) e o norte-rio-grandense João Gomes Sobrinho – Xexéu (1938). |
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METODOLOGIA:
Conforme se tem conhecimento, o Nordeste atua como centro de produção e divulgação do cordel. Destacando-se como locais de maior desenvolvimento dessa literatura os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. A literatura de cordel está totalmente vinculada à memória, daí ser ligada ao passado e, nos dias atuais, permanecer presente na vida do povo, principalmente, do nordestino. Toma-se como ponto de partida para a pesquisa, a sistematização da cultura popular realizada pelo folclorista norte-rio-grandense Câmara Cascudo e o enfoque teórico do suíço Paul Zumthor, que problematiza a visão de estudiosos que classificam a cultura popular como inferior à cultura que se diz erudita e aborda os conceitos de performance e recepção, possibilitando um paralelo entre a cultura popular e a de massa. Também se utiliza dos estudos do russo Mikhail Bakhtin, que abordou a cultura popular na Idade Média e suas relações com outras esferas culturais. Assim, os objetivos do trabalho são: afirmar que a literatura de cordel possui valor poético, sendo possível inseri-la nos estudos literários, e evidenciar a importância da cultura popular nas relações com outros processos culturais. Para atingir os objetivos, fez-se um paralelo entre os poetas populares Patativa do Assaré e Xexéu, abordando suas origens, percepções de mundo e seus imaginários. A partir de então, passou-se a aplicar as teorias citadas e a estabelecer a relação da cultura popular com o mundo contemporâneo. |
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RESULTADOS:
Tendo-se percorrido todo o caminho descrito anteriormente, obtiveram-se os seguintes resultados: foram detectadas as semelhanças presentes nas temáticas de alguns poemas de Patativa do Assaré e Xexéu e traçadas as relações entre as obras desses dois poetas. Diante disso, fez-se considerações em torno da literatura de cordel que comprovam a relevância da cultura popular, mesmo em um mundo equipado com aparelhos de alta tecnologia influenciadores no modo de se fazer e pensar cultura, pois a literatura de cordel possibilita que os excluídos, por motivos econômicos, políticos e sociais, tenham voz. |
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CONCLUSÕES:
Portanto, comprova-se a importância do tema pesquisado pela carência de investigações mais precisas sobre a literatura popular e, especificamente, a literatura de cordel, seus autores e suas obras no âmbito das universidades, e também, por se tratar de uma produção com teor literário tão elevado quanto à literatura reconhecidamente erudita. E não se pode levar em conta apenas questões estéticas em um estudo como esse, uma vez que questões ligadas à sociedade estão diretamente relacionadas com as posições assumidas no decorrer desse trabalho. Enfim, trata-se de um posicionamento em favor da valorização da cultura popular e daqueles que se expressam através dela. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: LITERATURA DE CORDEL; CULTURA POPULAR; POETA POPULAR. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |