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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
CONFECÇÃO DE MODELO ARTESANAL PARA DEMONSTRAÇÃO DA INERVAÇÃO DO MEMBRO SUPERIOR: UMA INOVAÇÃO NO ENSINO DA ANATOMIA. | ||
Raphaella Fernanda Almeida Salgado 1 (rapha_salgado@hotmail.com), Sílvia Regina Arruda de Moraes 2, Vitor Caiaffo Brito 1, Rodrigo Fragoso de Andrade 1, Marcela de Albuquerque Oliveira Miranda 1, Gabriela Moura Neves 1, Deivson Cavalcante Gomes de Oliveira 1, Danielle Augusta de Sá Xerita Maux 1, Alice Sá Carneiro Ribeiro 1 e Alessandra Cavalcanti Torres 1 | ||
(1. Depto.de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE; 2. Profa. Dra. do Departamento de Anatomia, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
A estrutura responsável pela inervação do membro superior denomina-se plexo braquial. Este plexo situa-se na parte lateral do pescoço e estende-se até a axila. O plexo é formado por um conjunto de ramificações que dão origem a diversos nervos para as estruturas dos membros superiores. Algumas dessas estruturas nervosas são de difícil visualização nas peças cadavéricas utilizadas nas aulas práticas de Anatomia do Aparelho Locomotor. A fim de melhorar a abordagem didática foi elaborado um modelo anatômico visando facilitar a assimilação deste conteúdo pelos alunos. |
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METODOLOGIA:
O modelo anatômico foi confeccionado tendo como estrutura básica peças ósseas dos membros superiores (escápula, clavícula, úmero, rádio, ulna, ossos da mão) e das regiões vertebrais cervical e torácica superior. Para a reprodução das estruturas nervosas foram utilizados fios coloridos, tintas plásticas de cores variadas, espuma floral, cola araldite. |
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RESULTADOS:
Após a conclusão do modelo foi possível demonstrar todos os elementos (inclusive os ramos e nervos terminais) do plexo braquial de maneira objetiva e didática. |
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CONCLUSÕES:
O modelo reproduziu de forma sistematizada a disposição das estruturas nervosas dos membros superiores obedecendo ao padrão mais comumente descrito na literatura especializada e nas estruturas das peças cadavéricas. Desta forma a utilização do modelo associado às peças anatômicas cadavéricas durante as aulas práticas de anatomia pôde proporcionar uma maior compreensão e fixação deste conteúdo por parte dos alunos. |
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Palavras-chave: modelos anatômicos; inervação do membro superior; anatomia. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |