IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ANÁLISE DO CONTEÚDO ANATÔMICO NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Gabriela de Moura Neves 1 (gab.mn@bol.com.br), Danielle Augusta de Sá Xerita Maux  1, Vítor Caiaffo Brito 1 e Sílvia Regina Arruda de Moraes 2
(1. Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; 2. Orientadora / Profa. Dra. do Depto de Anatomia, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE)
INTRODUÇÃO:
O objetivo do estudo foi o de realizar uma análise do conteúdo anatômico referente ao aparelho locomotor (ossos, articulações e músculos) dos livros didáticos adotados para alunos da 7ª série do ensino fundamental.
METODOLOGIA:
Foram avaliados os quatro livros mais utilizados na 7ª série do ensino fundamental das redes de ensino público e privado da cidade de Recife - PE. A análise foi realizada levando em consideração os seguintes critérios: qualidade do texto, qualidade e quantidade das ilustrações, seqüência metodológica adotada, terminologia anatômica e existência ou não de referenciais teóricos nestes livros. A avaliação do conteúdo anatômico baseou-se na literatura anatômica especializada e na Terminologia Anatômica Internacional mais recente.
RESULTADOS:
O número de figuras variou em cada livro de 15 a 21, mostrando ser um número satisfatório para a área de estudo, entretanto, do total das 74 figuras analisadas, nenhuma apresentou numeração que facilitasse a sua compreensão no texto e 67,57% das ilustrações apresentaram erros referentes à indicação das estruturas e/ou nomenclatura anatômica. Em todos os livros analisados foram detectados erros no texto. Estes erros foram decorrentes da imprecisão na descrição do número das estruturas, da classificação dos músculos, ossos e articulações, assim como da seqüência metodológica de apresentação do conteúdo e uso de termos que não obedecem às regras atuais da nomenclatura anatômica.
CONCLUSÕES:
A análise constatou deficiências no conteúdo anatômico dos livros didáticos revisados. Informações incorretas, seqüências de apresentação inadequadas e nomenclatura anatômica desatualizada foram os principais pontos nos quais todas as obras apresentaram falhas, o que demonstra haver uma necessidade urgente da realização de revisões e atualizações desses conteúdos e uma maior atenção para estas falhas por parte dos professores que utilizam os mesmos.
Palavras-chave:  Livros didáticos; Ensino fundamental; Anatomia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005