IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 2. Anatomia Humana
EMPREGO DE VÍDEO-AULAS NO ENSINO DE ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR
Sílva Regina Arruda de Moraes 1 (silvia@ufpe.br), Vitor Caiaffo Brito 1, Gabriela de Moura Neves 1, Marcela de Albuquerque Oliveira Miranda 1 e Rodrigo Fragoso de Andrade 1
(1. Dpto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
INTRODUÇÃO:
O objetivo do trabalho foi o de desenvolver, com os alunos do 1º ano do curso de Fisioterapia da UFPE, a confecção de vídeos didáticos que abordassem o conteúdo anatômico da disciplina de anatomia do aparelho locomotor.
METODOLOGIA:
A atividade foi desenvolvida durante o 1º semestre letivo 2004 e contou com a participação de 30 alunos do curso de Fisioterapia que foram agrupados em 04 grupos, orientados pelo professor e assessorados por 04 monitores da disciplina, também alunos do mesmo curso. A primeira etapa da atividade consistiu na escolha dos temas incluídos no conteúdo programático da disciplina, privilegiando os assuntos onde haviam sido percebidas dificuldades no aprendizado e/ou na obtenção de peças anatômicas para as aulas práticas. Definidos os temas, foi realizado um estudo teórico do assunto com vistas à confecção de um material escrito a ser entregue ao professor da disciplina para fins de correção. Em seguida foram elaborados os roteiros para a confecção dos vídeos, as filmagens e arte-finalizações dos mesmos e, por último, as exibições dos vídeos em sala de aula seguida da discussão e avaliação dos materiais apresentados. Os recursos técnicos utilizados foram câmeras filmadoras profissionais e amadoras.
RESULTADOS:
Foram produzidos quatro vídeos-aula com duração de 10 minutos cada. Os vídeos apresentaram o conteúdo teórico com base na literatura anatômica especializada, sendo utilizadas imagens de modelos humanos vivos e/ou modelos artesanais reproduzindo as estruturas anatômicas. Do total dos quatro vídeos produzidos, apenas um utilizou imagens profissionais, os demais foram confeccionados com filmadoras amadoras, manuseadas pelos próprios alunos e/ou monitores. Dos temas abordados dois se referiram à anatomia de superfície do corpo humano (um de membro superior e outro de membro inferior), demonstrando as principais estruturas anatômicas que promovem relevos visíveis na superfície do corpo. Os dois outros abordaram conteúdos anatômicos distintos: um referiu-se ao estudo das funções musculares e o outro vídeo demonstrou os movimentos articulares utilizando modelos artesanais de articulações.
CONCLUSÕES:
Apesar dos vídeos terem sido produzidos de maneiras distintas, demonstraram uma boa qualidade de exibição áudio-visual que contribui para alcançar, satisfatoriamente, os objetivos propostos. Os mesmos facilitaram a assimilação do conteúdo anatômico abordado, seja a partir da utilização desses recursos bem como pela própria atividade desenvolvida para a confecção dos mesmos, proporcionando melhor rendimento e aprendizado por parte dos alunos e monitores da disciplina. Além disso, favoreceu a criação de um acervo de apoio didático da disciplina oferecida ao curso de Fisioterapia da UFPE.
Palavras-chave:  Anatomia; Vídeo-Aula; Ensino.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005